Pierre chaunu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha:
CHAUNU, Pierre. A sociedade: ordens e classe (293-316)


Pierre Chaunu, nasceu na cidade de Belleville-sur-Meuse, França em 1923. Criador do conceito de história serial. É uma história quantitativa globalizante que integra o fato histórico em séries homogêneas, de modo a estudar melhor a evolução de um determinado lapso de tempo, através de uma análise matemática na formulação deAntónio Leite da Costa na Enciclopédia Verbo. Mas, para Pierre Chaunu, a História Serial engloba todas as histórias quantitativas, ultrapassando a tradicional história econômica e recente demografia histórica, partindo à conquista de outros domínios da história, onde, aparentemente, a utilização de séries e sua interpretação matemática aparentam ter menos cabimento. Contudo, é nos anos 60 e 70 quesurgem, em França, teses demonstrativas do valor e da importância da História Serial. Desde a monumental tese de próprio Pierre Chaunu sobre Sevilha e o Atlântico, notável estudo de história econômica onde se cruzam a história social e a história demográfica.
No capítulo X A sociedade – Ordens e Classes, Pierre Chaunu com muita propriedade descreve como eram dividas as ordens e classes no antigoregime. Sobretudo, faz uma comparação com o sistema feudal. Logo no inicio do capitulo faz um breve comentário com relação à tentativa de reforma do sistema de cobranças de impostos, uma tentativa instituir o vigésimo no lugar do dízimo. Afirma que a burguesia introduziu-se nos moldes flexíveis de uma sociedade aristocrática que ela mesma transformou.
Existia uma sociedade aristocráticaproprietária de terras, que reforça seu poder junto ao campesinato em declínio de estatuto. Aos poucos uma sociedade de ordens vai se transformando em uma sociedade de classes, e um dos fatores que contribuíram para essa transformação foi a revolução Francesa ao quebrar o crescimento econômico, motor da desordem social.
Em certo momento o Chaunu afirma que, todas as sociedades evoluídas estão fadadasas estratificações, seja ela em castas, ordens ou em classes. Entretanto é possível verificar uma mobilidade. Existem movimentos dentro desses grupos sociais, seja pela hereditariedade no caso das castas ou até mesmo com relação à situação econômica fazendo com que apareçam classes inseridas nas castas.
Para que haja uma classe é preciso que no interior dum grupo definido por uma mesma fonte derendimentos uma mesma ordem de grandeza de rendimentos e um mesmo gênero de vida, exista um mínimo de consciência comum de grupo. Depois do advento duma economia monetária, uma divisão em classes tende naturalmente a impor-se. (P. 295).

Fica perceptível que dentro de cada ordem, distinguem-se vários grupos sociais hierarquizados em função na estima, a honra e a dignidade concedidas pelasociedade ou pelas parcelas sociais. No topo da hierarquia, o clero, em seguida a nobreza e em terceiro, o terceiro estado que compreendia o resto do povo. O clero e a nobreza detinham além de riqueza uma série de privilégios com isenção de impostos e altos cargos no governo.
O autor descreve que quando a desigualdade do rendimento ultrapassa certo limiar, ela acaba por subverter a hierarquia dasordens. (p. 299) fazendo com que existisse uma osmose social, tida como uma vingança das classes sobre as ordens. Era um modo de ascensão social.
Para o terceiro estado não existiam privilégios. Estava também divido em classes, na primeira, banqueiros, homens de letras e comerciantes na segunda, artesãos e na terceira classe estavam inseridos os camponeses e outros serviçais. Aos poucos essa realidadevem sendo mudada. A condição monetária vem alterando a sociedade de ordens. O dinheiro fascina, o dinheiro polariza, o dinheiro mobiliza. A ascensão da burguesia é a ascensão de um grupo que detém a manipulação do maravilhoso instrumento monetário. (p.301).
Ao longo do tempo essa estrutura de ordens que parecia inalterada foi se modificando, fazendo com burguesia tivesse sua ascensão. Os...
tracking img