Pierre bourdieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PIERRE BOURDIEU
Cavalcante, Geverson
geversoncavalcante@hotmail.com

Resumo: O presente trabalho fará um levantamento da vida e obra do autor na perspectiva breve de apontar os conceitos da terioria bourdiesiana. Pierre Bourdieu (1930–2002), um dos sociólogos do século XX, contribuindo com sua vasta obra escrevendo em diversas áreas, desde estudos de etnologia, a lazer e economia,transitando, contudo, no sistema de ensino, a qual surgiu questões fundamentadas acerca da neutralidade da instituição escolar, colocada como forma de expectativa de ascensão social. Preocupava-se com a situação real da sociedade em que viveu de forma a ser agente transformador da mesma, colocando em foco questões relacionada entre cultura, poder e desigualdades sociais, difundindo do habitus dessa mesma,como influencia nos sistemas de ensino.

Palavras-chave: habitus, sociedade, educação.


Introdução

O presente trabalho busca compreender um pouco mais de Pierre Bourdieu, na perspectiva de levantar alguns pontos conceituais de suas idéias pedagógicas que influenciaram nosso país na década de 70, onde Saviani (2008), nos diz que Bourdieu e Passeron (1975), desenvolvem e publicam umateoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica. Assim enfocaremos em Bourdieu e por isso crítico-reprodutivista.
Pierre Bourdieu nasceu em 1° de agosto de 1930, em Denguin, no Béarn, região rural do sudoeste da França. Era neto e filho de camponeses, e realizou seus estudos na escola fundamental em uma pequena vila conhecida por seu arcaísmo, entre 1941 – 1947 realizou o ensino médio noLiceu de Pau, uma cidade próxima. Em 1951 – ingressou na Faculdade de Letras em Paris e na Escola Normal Superior, três anos depois se graduou em filosofia.
Convocado para o serviço militar e enviado a Argélia, interessando-se por estudar a sociedade argelina. Em 1960 – 1961 lecionou como assistente na Faculdade de Letras de Paris; entre os anos 1961 - 1964 foi mestre de conferências na Faculdadede Letras de Lille. Também foi Diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de 1964 até 2002.
Publicou mais de 300 títulos, entre livros e artigos. Fundou as publicações Actes de La Recherche en Sciences Sociales e Liber. Em 1982, propôs a criação de uma “sociologia da sociologia” em sua aula inaugural no Collège de France, levando esse objetivo em frente nos anos seguintes.
Osociólogo francês Pierre Bourdieu morreu na noite do dia 23 de Janeiro de 2002, num hospital de Paris, em consequência de um câncer, aos 71 anos de idade, e é tema de longos perfis na imprensa européia. Um ano antes, um documentário sobre ele, Sociologia É um Esporte de Combate, havia sido um sucesso inesperado nos cinemas da França. Entre seus livros mais conhecidos estão A Distinção - 1979, que tratados julgamentos estéticos como distinção de classe, Sobre a Televisão - 1996 e Contrafogos - 1998, respeito do discurso do chamado neoliberalismo, Escritos de Educação – 1998.
Pierre Bourdieu recebeu Influências do Marxismo, enfatizando a interação entre o material do recurso simbólico das estratégias reprodutivas dependendo do contexto. Do Estruturalismo, enfatizou o agente e os padrõesespecíficos de percepção e ação. E da Fenomenologia, não foi tão subjetivo, porém buscando as relações políticas envolvidas na experiência individual.
As principais contribuições tentaram superar a dualidade tradicional entre as estruturas sociais / objetivismo e ação subjetivismo / social. Procurou compreender o processo de reprodução social. Ele se interessava principalmente por áreas artísticas eeducacionais, com uma forte ênfase in aspectos simbólicos da cultura.
O principal conceito de Pierre Bourdieu é o Habitus. O disposto no tempo para viver em uma sociedade que se adquirem a nossa maneira de agir. Gerações práticas são limitadas pelas condições sociais que lhes dão suporte. Formas de agir, pensar e sentir tem sua origem na pessoa uma posição na estrutura social. E é no corpo e mente...
tracking img