Pierre Bourdieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pierre Bourdieu
VIDA E OBRA:
- Nasceu em Denguin (sul da França) em 1930 e morreu em Paris em 2002.
- Foi aluno da École Normale Superieure.
- Professor na Argélia (período da guerra de independência), período em que estudou a vida dos kabyla.
- Diretor da École des Hautes Études em Sciences Sociales – Vle em 1964.
- Fundou em 1975 a Revista Actes de la Recherche em Sciences Sociales,resgatando uma proposta de intelectual coletivo presente em Durkheim.
- Assume a cadeira de Sociologia no Collége de France em 1981.
- Em sua trajetória intelectual desloca-se da Filosofia para a Etnologia e da Etnologia para a Sociologia.
- Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos, em todo o mundo, nos campos daAntropologia e Sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguística e política.
- Ao longo de 45 anos, desenvolveu uma sociologia em que se estuda ´´a lógica da dominação social nas sociedades de classe e os mecanismos pelos quais ela se disfarça e se perpetua, procurando extrair osprincípios que regem esta lógica a partir de análises concretas.´´
- Talvez a principal contribuição da sociologia de Bourdieu foi a construção de ´´uma antropologia generativa dos poderes focada na contribuição especial que as formas simbólicas dão a respectiva operação, conversão e naturalização.´´
- Algumas de suas principais obras foram:
• “O poder Simbólico”;
• “As Regras da Arte”;
• “OOfício do Sociólogo”;
• “A Distinção: crítica social do julgamento”;
• “Sobre a Televisão“;
• “Contrafogos“;
• “A Reprodução“.
TEORIA
- Elementos importantes em sua discussão sociológica: a releitura dos clássicos, a construção de conceitos e a postura crítica do intelectual diante de uma tomada de posicionamento político.
- Bourdieu dialoga com a ideia de esferas, proposta por Max Weber e,ainda, com o conceito de classe social de Marx.
- Pierre Bourdieu, que desejou transformar a sociologia numa ciência total capaz de restituir a unidade fundamental da prática humana, atribui-lhe uma função crítica, que implica o desvelamento dos mecanismos educacionais, culturais, sociais e simbólicos de dominação.
- Construtivismo Estruturalista ou Genético:
Esta postura adotada por Bourdieuconsiste em admitir que existe no mundo social estruturas objetivas que podem dirigir, ou melhor, coagir a ação e a representação dos indivíduos, dos chamados agentes. No entanto, tais estruturas são construídas socialmente assim como os esquemas de ação e pensamento, chamados por Bourdieu de habitus. Bourdieu tenta fugir da dicotomia subjetivismo/objetivismo dentro das ciências humanas.
Porestruturalista se entende que no próprio mundo social existem estruturas independentes da consciência e da vontade dos indivíduos, capazes de orientar ou limitar suas práticas ou representações.
Por construtivista conclui-se que haja uma gênese social - um início da sociedade, dos esquemas perceptivos, do pensamento e da ação pertencentes ao habitus e das estruturas sociais (do campo).
- Uma dasmais importantes questões na obra de Bourdieu se centraliza na análise de como os agentes incorporam a estrutura social, ao mesmo tempo que a produzem, legitimam e reproduzem. Neste sentido se pode afirmar que ele dialoga com o Estruturalismo, ao mesmo tempo que pensa em que espécie de autonomia os agentes detêm. Bourdieu, então, se propõe a superar tanto o objetivismo estruturalista quanto osubjetivismo interacionista (fenomenológico, semiótico).
- A concepção de Bourdieu sobre a educação:
Uma das principais questões que Pierre Bourdieu levanta em suas análises diz respeito ao papel de democratização que era atribuído às escolas, no sentido de propor que no momento em que todas as pessoas estivessem presentes nas escolas a sociedade se democratizaria pelo fato de que para tais teorias...
tracking img