Pierre auguste renoir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PIERRE AUGUSTE RENOIR

VIDA E OBRA

Evelise Maria de Almeida Ribeiro

Prof.ª Msc. Heleuza Carrilho Tuka de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (Art. 0020) – Prática do Módulo III
05/07/2011

1 RESUMO

Pierre Auguste Renoir foi um dos principais artistas plásticos da segunda metade doséculo XIX. Embora, seja muito famoso, lutou intensamente até ser reconhecido e valorizado pelos críticos de sua época. Neste paper apresentarei alguns acontecimentos marcantes da trajetória de vida e carreira artística de Renoir. Como resultado, chegamos à conclusão que, para ele a arte é muito mais que trabalho, mas a sua razão de viver.

Palavras-chave: Vida. Artista. Obra.

1 INTRODUÇÃOO objetivo deste trabalho é mostrar a importância do artista plástico Pierre Auguste Renoir para a humanidade, visto que a arte é essencial para a vida, influenciando os acontecimentos sociais e desenvolvimento humano.

Considera-se a arte um elemento essencial da vida do homem, e fundamental para a sociedade. É possível observar que, para Pierre Auguste Renoir a arte proporcionouexperiências que contribuíram para o seu crescimento pessoal e desenvolvimento como artista. Assim, percebemos que, na relação entre o artista e a sociedade, transpareceu a importância de retratá-la,

Ampliando a visão, sobre Renoir, percebemos que ele é muito mais que um artista plástico, ocupando lugar de destaque entre os grandes mestres da arte. Podendo, então, ser considerado um gênioda arte.

O artista também sofreu com os acontecimentos que assolaram a sociedade da época. A Revolução Industrial trouxe o avanço para as fabricas, em contrapartida o desemprego para Renoir, assim como, para outros trabalhadores.
Já a Guerra franco-prussiana, em 1870, mudou a vida de muitos homens. Vários são convocados a servir e lutando pelo seu país. Foi o caso Renoir e deseus colegas artistas.

Renoir tem suas obras influenciadas pelos amigos, principalmente Monet, sendo as cenas da sociedade parisiense (pessoas em lazer, nos cafés e dançando), as paisagens, os retratos, as mulheres, as crianças e nus, os temas preferidos do artista.

Durante este trabalho mostrarei que Pierre Auguste Renoir contribuiu muito para a sociedade, deixando váriasobras, que fazem parte do acervo cultural da humanidade.

2 A Vida e Obra de Pierre Auguste Renoir

Nasce em Limoges, uma cidade da França , no dia 25 de fevereiro de 1841, Pierre Auguste Renoir. Filho de um humilde alfaiate Leonard Renoir e da costureira Marguerita, por isso, não teve a oportunidade de iniciar a sua formação artística cedo.

Em busca de uma vida melhor, no ano de1845, Leonard decide mudar-se com a família para Paris. Lá Renoir passa os primeiros anos de uma infância feliz. Mesmo assim, Renoir tem que começar a trabalhar cedo, por volta de 13 anos de idade, em uma fábrica de porcelanas, onde pintava flores. ’Em 1855, Renoir com o intuito de adquirir um ofício, foi aprender decoração de porcelanas e trabalhar no próprio ateliê onde estudava. Três anosdepois, começa a pintar estampas em tecido’. Pedagogia e Educação (2011, p.3)

O trabalho com a pintura de leques e tecidos foi muito lucrativo e valorizado, levando-o a buscar novos rumos para a sua carreira. Renoir passa a trilhar o caminho em busca da realização do seu sonho e talento, a artes plásticas.

Conforme ALMEIDA (1978, p. 9)

[...], em 1862, aos 21anos muda-se para Paris. Admitido nas aulas do atelier de Charles Gleyre – um dos mais conhecidos professores da cidade -, logo nas primeiras aulas Renoir demonstra não se ajustar realmente ao estilo acadêmico do mestre. Mesmo as obras de inspiração clássica, que produz nesse período, já demonstram certa inquietude estilística.

Contudo, inicialmente, Renoir segue o estilo da École des...
tracking img