Pielonefrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Pielonefrite 

A pielonefrite é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga. A condição pode se manifestar derepente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio repentino. Na maioria dos casos, o agente infeccioso se instala inicialmente na uretra e na bexiga, que formam o chamado trato urinárioinferior, e, por falta de tratamento adequado ou por conta de outros fatores de risco, alcança os ureteres e os rins. Essa inflamação inspira cuidados médicos estritos, exigindo internações em muitoscasos, não só pela possibilidade de causar lesões que comprometam as funções renais, como também pelo risco de a bactéria ganhar a circulação e se espalhar por todo o organismo, especialmente emcrianças, idosos e imunodeprimidos – aquelas pessoas que têm o sistema imunológico alterado por doenças ou tratamentos. A pielonefrite, contudo, é menos freqüente que outras nefrites, como aglomerulonefrite, afetando cerca de três a sete pessoas em cada 10 mil, sobretudo a população feminina.

Causas e sintomas:

As manifestações da pielonefrite se parecem com as de uma infecção do trato urinárioinferior – denominada cistite –, incluindo dor nas costas, logo abaixo da última costela, vontade de urinar freqüente, dor e ardência ao fim da micção e presença de urina escura e com odor desagradável.Esses sintomas específicos se acompanham de sinais característicos de quaisquer infecções, tais como febre, calafrios, vômitos, náuseas, fadiga e mal-estar generalizado.
A doença frequentementecostuma ser causada por bactérias da flora intestinal, a exemplo da Escherichia coli, manifestando-se muitas vezes como a evolução de cistites – ou seja, a infecção acaba subindo para os ureteres e osrins. Evidentemente, a queda na imunidade e a ausência de um combate adequado ao microrganismo instalado no trato urinário contribuem sobremaneira para que a bactéria avance. Contudo, esse acesso do...
tracking img