Picasso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pablo Picasso
17.3.11
Beatriz Mafalda de Melo Guedes Nº6
Escola Secundária de Gondomar
Animação Sociocultural

Índice
Identificação…………………………………………………………………………….3
Corrente artística a que pertenceu……………………………………………………….5
Razões para a escolha deste pintor e opinião sobre a sua arte…………………………...7
Netgrafia………………………………………………………………………………....8

Identificação
Nome: Pablo Diego JoséFrancisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.
Nacionalidade: Espanhol
Nascido a 25 de Outubro de 1881 em Andaluzia, Espanha e falecido a 8 de Abril de 1973 em Provence-Alpes-Côte d'Azur em França com 91 anos.
Filho do pintor e professor José Ruiz Blasco e de Maria Picasso Lopez, iniciou em 1891 os seus estudos de Belas Artes na Corunha, masfoi em Barcelona que completou a sua formação e iniciou carreira como pintor.
A sua primeira obra, intitulada “A Primeira Comunhão” foi executada em 1896 No ano imediatamente a seguir expôs “Ciência e Caridade” na exposição de Belas Artes de Madrid e é atribuído a medalha de Ouro de Málaga
Mais tarde, em 1899, Picasso integra-se no então centro artístico de grande vitalidade, a boémiabarcelonesa de fim de século e passa a frequentar a cervejaria “4 Gats” onde conhece todos os artistas catalães dessa época.
Em 1901, seguindo o suicídio de Carlos Casagemas (filho do cônsul americano em Barcelona, pintor e amigo do artista) começa o Período Azul de quadros sombrios dominados por essa mesma cor.
Três anos depois instala-se no estúdio “Bateau Lavoir” em Paris, conhece Fernande Olivier, asua companhia para os 7 anos seguintes, começa a interessar-se por temas circenses e termina o Período Azul.
No ano seguinte começa o Período Rosa, com cores alegres e temas inspirados sobretudo no mundo do circo.
Entre 1906 e 1907 Pablo, influenciado pela arte negra e de Cézanne (um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artísticodo século XIX), é conduzido ao cubismo; e pinta o seu auto-retrato e os numerosos estudos para a obra “Lés Demoiselles d’Avighon”.
Posteriormente, conhece esculturas Africanas, as quais levam ao Período Negro (1907-1908).
Em 1912 com o “cubismo sintético” faz um novo uso da cor e as suas primeiras colagens na obra “Natureza morta com cadeira de palhinha”.
Treze anos depois, Picasso começou apintar formas deformadas, parte de uma resposta às suas dificuldades pessoais. A partir desta época, os seus trabalhos tornaram-se cada vez mais multiformes, empregando e inventando uma variedade de estilos como nenhum outro artista.
Consequência da Guerra civil Espanhola em 1936, a obra de Picasso é profundamente influenciada. Ainda neste ano este pintor é eleito director honorário do Museu doPrado em Madrid.
Em 1956, produz um grande grupo de esculturas “Os Banhistas”.
Sete anos passados é inaugurado o primeiro Museu Picasso em Barcelona.
Em 1966, com 85 anos Pablo Ruiz Picasso faz um retrospecto da sua carreira, agrupando nos seus desenhos os seus temas preferidos: pastoris, circo, mulheres fazendo toilette, nus deitados, entre outros.
Termina a sua carreira e vida em 1973 com 91anos no dia 8 de Abril na cidade de Mougis, e é enterrado a 10 de Abril no jardim do Castelo de Vauvenargues.

Corrente artística a que pertenceu
Cubismo
O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre os anos 1907 e 1914, nas artes plásticas, tendo como um dos principais fundadores Pablo Picasso. Este movimento trata as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representandotodas as partes de um objecto no mesmo plano.
O pintor cubista tenta representar os objectos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas rectas.
Principais características do cubismo:
* Geometrização das formas e volumes;
* Renúncia à perspectiva;
* Perde da função claro/escuro;
* Representação do volume colorido sobre superfícies...
tracking img