PIC18xx 2

3845 palavras 16 páginas
Um resumo do
Microcontrolador
PIC18xx

Autor: Pedro Inácio
Revisão: Rui Antunes

Dezembro/2007

1.

Introdução

1.1 PIC-Programmable Interrupt Controller
O PIC é um microcontrolador fabricado exclusivamente pela empresa Microchip, que se divide em várias famílias. Com arquitectura de 8 bits têm-se por ordem crescente de performance e dimensão o PIC10, PIC12, PIC16 e PIC18. Com arquitectura de
16 bits têm-se os microcontroladores PIC24F e PIC24H e os controladores de sinal dsPIC30 e dsPIC33. Este documento refere-se à família PIC18xx, embora genericamente, possa ser aplicado a todas as famílias de 8 bits e de forma mais abstracta às de 16 bits.

1.2 A família PIC18xx
Na

Figura

1.1

representa-se,

como

exemplo,

o

diagrama de

pinos

do

microcontrolador PIC18F2550, em que se pode ver que se trata de um DIP28 (Dual
Inline Package 28) – duas filas de 14 pinos totalizando 28.

Figura 1: Diagrama de pinos do Microcontrolador PIC18F2550

2

Note-se que cada pino não tem uma única função. Dependendo das necessidades de cada aplicação, o utilizador poderá utilizar cada uma das funções de certo grupo de pinos. Por exemplo os pinos 26, 27 e 28 podem ser usados como GPIO (General
Purpose Input Output) – entrada/saída normal, ou como PGM, PGC ou PGD, para a programação ICSP (In Circuit Serial Programming) – programação sem remoção do microcontrolador do circuito. Os pinos são específicos de uma determinada função integrada em certos modelos pelo que diferem para cada microcontrolador.

1.3 Programação do PIC
A maioria dos microcontroladores recebe como programa o ficheiro binário gerado por uma linguagem compilada. Esta programação pode ser feita dentro do circuito com um mecanismo que desabilita o funcionamento e reescreve a área de memória de programa com o novo código, ou ainda removendo o microcontrolador do circuito e inserindo-o num programador externo.
A Microchip produz um interface de programação/depuração chamado ICD2, que juntamente com o IDE (Integrated

Relacionados