PIC ARTIGOO FINAL 2

6562 palavras 27 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO
CURSO: 3° PERÍODO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

CANDIDATOS: ALINE BARTELEGA – ARIANE JÚLIA SERAFIM – JHONATA WILLYS MARTINS CARVALHO – VIVIANE PIRES

ORIENTADOR: ALESSANDRO FERREIRA ALVES

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE PRODUTORES E CONSUMIDORES DE ALIMENTOS EM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS NAS CIDADES DE VARGINHA, TRÊS PONTAS E POUSO ALEGRE-MG

VARGINHA - MG
2015

1 INTRODUÇÃO

O comportamento de consumidores e produtores de alimentos vem mudando ao longo dos anos, tudo isso relacionado à preocupação e conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente e consequentemente à busca pela qualidade dos alimentos produzidos e consumidos.
Uma das preocupações de consumidores e produtores é a utilização indiscriminada de agrotóxicos, pois eles contaminam os alimentos e o meio ambiente prejudicando assim a saúde de quem consome alimentos produzidos na forma convencional. Isso fez com que a população optasse por produtos saudáveis e ao mesmo tempo não trouxesse problemas ambientais (ARCHANJO; BRITO; SAUERBECK, 2001). Com isso, os alimentos orgânicos passaram a fazer parte de um mercado de destaque.
Na década de 1970, surgiu no Brasil a Agricultura Alternativa. A partir de então, foram surgindo diferentes abordagens no âmbito da Agroecologia, como a agricultura orgânica (AO), agricultura biodinâmica (ABD), agricultura biológica (AB), agricultura ecológica (AE), agricultura natural (AN), permacultura (PA), agricultura regenerativa (AR), agricultura sustentável (AS), estabelecendo conexões com percepções análogas existentes em todo o mundo. Em suma, essas abordagens apresentam práticas, conceitos e entendimentos admitidos como comuns (AQUINO; ASSIS, 2005).
De acordo com a Lei federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, o sistema orgânico de produção apresenta técnicas específicas, potencializando o uso dos recursos socioeconômicos e naturais, tendo a

Relacionados