Piblico alvo hstern

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quando uma pessoa é considerada obesa?
Para afirmarmos que uma pessoa é obesa, é preciso fazer o cálculo do seu índice de massa corpórea, que é obtido a partir da divisão do peso do indivíduo (em quilos) pela sua altura (em metros) multiplicada ao quadrado. Ou seja: IMC=peso/altura2. Quando o resultado desta fórmula é maior do que 30 kg/m2 pode-se afirmar que a pessoa é obesa. Vale lembrarque os valores de normalidade do IMC são 18,5-24,9 kg/m2. Pessoas com sobrepeso apresentam IMC
2. Controle da obesidade
Para alertar a população sobre o aumento da obesidade no país, que vem crescendo de forma alarmante, foi criado o Dia Nacional de Controle da Obesidade, dia 27 de outubro. Mais de 50% da população adulta do Brasil já é considerada obesa ou acima do peso.

Em todas as regiõesdo país houve aumento no número de obesos, com destaque para o Sul, onde 56,8% dos homens e 51,6% das mulheres estão em briga com a balança. Mas, além de problemas puramente estéticos, a obesidade traz ainda diversos males para a saúde e vem crescendo também entre os pequenos: uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está com sobrepeso, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE).
3. Estatística de Obesidade
Obesidade é maior entre adolescentes com mais renda.
O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população de mais de 20 anos. Também nesse grupoconcentra-se o maior percentual de obesos: 16,9%.
Evolução de indicadores antropométricos na população de 10 a 19 anos de idade


O amento da obesidade entre os brasileiros já provoca reflexos nas estatísticas de mortalidade do País. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% das mortes provocadas por diabetes mellitus entre 1996 e 2007. A doença, intimamenteassociada ao aumento de peso, figura como a terceira causa de mortalidade dos brasileiros, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou do coração. Em 2005, ela ocupava o quarto lugar neste mesmo ranking.


4. OBESIDADE NO MUNDO
Os orientais têm a população mais magra do planeta, mas o legal desse gráfico é que podemos avaliar a cultura e os hábitos alimentares desses países e fazer umbalanço do que realmente faz a diferença na hora de se alimentar. Aquela coisa dos fast foods americanos serem os maiores responsáveis por uma taxa de obesidade tão alta já foi pra lá de discutido, mas ainda faz a gente repensar sobre a importância de ter um hábito alimentar adequado. Comer bem significa comer com qualidade e não com quantidade


5. OBESIDADE DO ESPIRITO SANTO

Apesar de amaioria dos jovens apresentarem estado nutricional normal, um percentual significativo de excesso de peso (11,5%) e obesidade (3,4%) foi observado, assim como alta freqüência de práticas alimentares inadequadas, como o ato de “beliscar entre as refeições” (53,6%).
A amostra final do projeto teve 1299 jovens, 14 a 17 anos, de quatro municípios do Espírito Santo no ano de 2008.
Apesar de se alimentarde forma mais saudável, as mulheres estão mais obesas do que os homens em Vitória. O dado faz parte da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde.

Obesidade:15,4% dos moradores de Vitória são obesos. O índice é maior entre as mulheres (16,1%) do que entre os homens (14,7%). No Brasil, 48,1% estão acima dopeso e 15% são obesos

Ao todo, 15,4% dos moradores de Vitória estão acima do peso. O índice é maior entre as mulheres (16,1%) do que entre os homens (14,7%), que também se exercitam mais do que elas. Apesar disso, as capixabas parecem se preocupar mais com a dieta alimentar, já que bebem menos refrigerante (19,3% contra 23,3% dos homens) e comem menos carne com gordura (25,5% enquanto os...
tracking img