Piblico alvo hstern

1392 palavras 6 páginas
1. Quando uma pessoa é considerada obesa?
Para afirmarmos que uma pessoa é obesa, é preciso fazer o cálculo do seu índice de massa corpórea, que é obtido a partir da divisão do peso do indivíduo (em quilos) pela sua altura (em metros) multiplicada ao quadrado. Ou seja: IMC=peso/altura2. Quando o resultado desta fórmula é maior do que 30 kg/m2 pode-se afirmar que a pessoa é obesa. Vale lembrar que os valores de normalidade do IMC são 18,5-24,9 kg/m2. Pessoas com sobrepeso apresentam IMC
2. Controle da obesidade
Para alertar a população sobre o aumento da obesidade no país, que vem crescendo de forma alarmante, foi criado o Dia Nacional de Controle da Obesidade, dia 27 de outubro. Mais de 50% da população adulta do Brasil já é considerada obesa ou acima do peso.

Em todas as regiões do país houve aumento no número de obesos, com destaque para o Sul, onde 56,8% dos homens e 51,6% das mulheres estão em briga com a balança. Mas, além de problemas puramente estéticos, a obesidade traz ainda diversos males para a saúde e vem crescendo também entre os pequenos: uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está com sobrepeso, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
3. Estatística de Obesidade
Obesidade é maior entre adolescentes com mais renda.
O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população de mais de 20 anos. Também nesse grupo concentra-se o maior percentual de obesos: 16,9%.
Evolução de indicadores antropométricos na população de 10 a 19 anos de idade

O amento da obesidade entre os brasileiros já provoca reflexos nas estatísticas de mortalidade do País. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% das mortes provocadas por diabetes mellitus entre 1996 e 2007. A doença, intimamente

Relacionados