PIBICJr Quimica do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO DE APOIO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – FAPES


1. Plano de trabalho do projeto
PBICJ/ES -Anexo III


1. Título do projeto
Projeto: Jerônimo Monteiro em Ação
Subprojeto: Show da Química através do Solo.

2. Objetivo(s)
Estimular o aluno de 2° ano do ensino médio a desenvolver suapercepção cognitiva através da pesquisa com atividades práticas em análises de solo.

3. Justificativa (Max. 15 linhas)
As Ciências Básicas: Química, Física, Matemática e Biologia soam como algodifícil e não despertam interesses nos jovens, por diferentes razões, mas a principal é a falta de contextualização da teoria. Portanto, devem-se buscar novas perspectivas para trazer o aluno de voltaao raciocínio, ao entendimento, a síntese, e principalmente a descoberta, mas não através do virtual, do papel escrito, mas sim do palpável, do tocável, do quebrável, do transformável, e fazê-loperceber como tudo a sua volta faz parte do seu cotidiano.
Para essa tentativa, este projeto tem o propósito de trazer novo enfoque didático ao aluno do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual de EnsinoMédio de Jerônimo Monteiro.
Este é o trabalho de extensão que os professores do NedTec (www.nedtec.ufes.br/lafarsol), DSc. Valdenir José Belinelo, Roney Pignaton da Silva, José Tarcísio da SilvaOliveira e Edvaldo Fialho dos Reis e do Hospital Veterinário (HOVET), DSc. Lenir Cardoso Porfírio estão implantando com os alunos de graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFES (CCA-UFES) residentesnessa cidade para motivar a aprendizagem das Ciências Básicas pelos alunos do ensino médio.

4. Metodologia (Max. 30 linhas)
Serão estabelecidas 10 horas semanais para cada aluno do ensino médio,conforme proposto.
As seguintes atividades serão desenvolvidas:
- Pesquisa bibliográfica sobre a química dos solos;
- Amostragem, coleta, preparo, secagem e peneiramento dos solos para análises...