Pib ultimos 10 anos -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Em quase todas as economias do mundo, a medida oficial do seu produto total é chamada de Produto Interno Bruto, cuja abreviatura é PIB. O valor do produto total de economia que anteriormente chamávamos de produto real, de agora em diante será chamado de PIB Real. O PIB real inclui todos os bens produzidos e serviços vendidos efetivamente no mercado num determinado período de tempoe exclui certos tipos de atividades econômicas. O adjetivo “real” significa que a nossa medida de produto reflete a quantidade produzida e corrigida de qualquer alteração nos preços.
O Produto Interno Bruto é o valor de todos os bens produzidos e serviços vendidos efetivamente no mercado durante um determinado período de tempo.
O PIB Real Efetivo é a quantidade que uma economia realmenteproduz em qualquer época. Às vezes um valor excessivamente alto de PIB agrava a inflação, por outro lado, um PIB muito baixo provoca o desperdício de recursos e o desemprego. No meio disso existe um nível desejável de produto que mantém a taxa de inflação constante. Esse nível intermediário de PIB tem sido chamado de potencial, uma situação na qual não há tendência da inflação a acelerar oudesacelerar.
PIB Real Efetivo é a quantidade total produzida do produto, corrigida de qualquer alteração nos preços.
Por definição o PIB Real Potencial é igual ao PIB Real quando a taxa de inflação é constante. Portanto, no quadrante superior t° a linha curva do PIB efetivo é cruzada pela linha reta do PIB potencial, À direita de t°. O PIB Real fica abaixo do PIB potencial e vemos nos quadranteinferior que a inflação fica mais lenta.
O PIB Real Potencial designa o nível de PIB real no qual a taxa de inflação é constante, sem tendência para acelerar ou desacelerar.

Como se calcula o PIB?
O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.
O índice só considera osbens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes. A matéria-prima usada na fabricação não é levada em conta. No caso de um pão, a farinha de trigo usada não entra na contabilidade.
Um carro de 2006 não é computado no PIB de 2007, pois o valor do bem já foi incluído no cálculo daquele outro ano.
O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo dapopulação. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai.
O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros altos atrapalham o crescimento do país.
Os investimentos das empresas tambéminfluenciam no PIB. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir.
Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, é contratadooperários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia.
As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.

Fórmula de cálculo do PIB
A fórmula utilizada para calcular o PIB é:
PIB= C+I+G+X-M
Sendo que:
C representa o consumo privado
I é a totalidade de investimentos realizada no período
Gequivale aos gastos do governo
X é o volume de exportações
M é o volume de importações
Principais mudanças do novo cálculo do PIB
De fato, no novo cálculo, os pesos das atividades agropecuárias e industriais caíram, enquanto o peso das atividades de serviços cresceu. Além disso, o peso das despesas das famílias se expandiu e dos investimentos caiu.
Os analistas do Credit Suisse explicam que...
tracking img