Pib per capita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PIB per capita sobe, mas menos que no exterior
O PIB brasileiro per capita cresceu 35,6% nos últimos trinta anos, revela um estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) divulgadonesta quarta-feira. O crescimento foi bastante inferior ao registrado em países como a China (onde ele aumentou 896%), Índia (174,3%), Finlândia (88,5%), Estados Unidos (88,2%), Espanha (85,3%), Alemanha(79,8%) e México (49%). Além disso, a renda per capita brasileira continua abaixo da Argentina (7.475 dólares contra 12.704 dólares).
O estudo comparou dados de onze países; Brasil, Rússia, Índia,China, Finlândia, Espanha, Alemanha, México e Argentina. De acordo com a pesquisa, o Brasil só supera África do Sul e Argentina em crescimento econômico entre 1975 e 2005.
A expectativa de vida dobrasileiro também cresceu nas últimas quatro décadas (em 15 anos para as mulheres e em 11 anos para os homens). Segundo o levantamento, coordenado pelo pesquisador Milko Matijascic, o país só está àfrente da Índia e da África do Sul em porcentual de população alfabetizada. O objetivo do estudo é fornecer subsídios ao governo federal para a formulação de políticas públicas e econômicas.
Aindasegundo o estudo comparado, o Brasil ocupa 70º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede e compara vários fatores, como riqueza, educação, esperança de vida, natalidade emortalidade. A China ocupa a 81ª posição e a Índia, a 128ª posição. A Argentina está bem à frente do Brasil, na 38ª posição, e o México ocupa a 52ª. A África do Sul está na 121ª posição.
Finlândia, EstadosUnidos e Espanha aparecem na 11ª, 12ª e 13ª posição respectivamente. A Alemanha aparece logo depois, na 22ª posição. Entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), os maiores países emdesenvolvimento, a Rússia é o país com o ranking mais alto, na 67ª posição. A seguir, outros números destacados na pesquisa:
Expectativa de vida - A expectativa média dos brasileiros nascidos em 2006 é de 68 anos...
tracking img