Pib economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para começar é preciso entender que o PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de tudo aquilo que é produzido no Brasil, sejam bens ou serviços (ou seja, vai desde de um pãozinho até um carro). Ele é umindicador do crescimento econômico do país e também pode servir como parâmetro para calcular a qualidade de vida da população.
O crescimento da economia do Brasil está acontecendo de formasustentável, pois há um controle da inflação. Com isso o ministro quer dizer que o poder de compra da população irá aumentar. Pois quanto mais às pessoas consomem mais o PIB cresce. O Consumo depende do salárioe dos juros, se as pessoas ganham mais eventualmente gastam mais. As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país.

Quem calcula o PIB é o IBGE, o cálculo dacontribuição de cada produto para o PIB depende de quanto cada setor contribui. O PIB per capita (por cabeça) é feito dividindo o valor do PIB pelo número de habitantes. No Brasil seria assim:
PIB (2,889 trilhõesde reais*) / 190 milhões de habitantes = 15.205 reais por habitante e o PIB brasileiro deve crescer em média 5,5% nos próximos quatro anos.

Isso significa que, em um ano, cada brasileiro seriaresponsável pela produção de riquezas correspondentes a 15.205 reais. Então quanto dizemos que o PIB irá crescer, significa que produziremos mais riquezas, teremos mais produtos disponíveis e poderemoscomprar mais.
Porém o Brasil sofre com um grande problema a dívida externa. Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estesempréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial).
Portanto, devido a esse problema háconsequências negativas para a economia do país, ou seja, a dívida externa elevada é bastante prejudicial para o país, principalmente por ser um país em desenvolvimento, pois cria uma dependência com...
tracking img