Pib brics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Laboratório de Macroeconomia I
O PIB e os BRICS








Professora: Carmem Feijó
Alunos: Ary Leal, Carlos Daniel e Jéssica Gonçalves.
Os BRICS e o PIB
Introdução:Escolhemos como tema do trabalho o PIB dos países pertencentes ao BRICS.
O PIB diz respeito à produção cuja renda é gerada dentro dos limites do território do país e apesar de estar longe de ser a melhorvariável para estimar exatamente o crescimento de uma nação nem a melhoria na qualidade de vida da sua população ainda é a principal taxa de mensuração da economia.
A unidade de medida usada na tabelaé o dólar, a moeda considerada "mudial". Nos gráficos temos dados em percentuais e o período analisado tem foco referente principalmente aos anos de 2006 à 2009.
Os BRICS foram escolhidos por setratarem de países que se destacaram no cenário mundial por apresentarem um rápido crescimento de suas economias em desenvolvimento. E se distinguem das outras grandes economias mundiais em váriosaspectos, tais como o acelerado crescimento mesmo mediante a grande crise ocorrida na ultima década além do que, os cinco países, em conjunto, representam atualmente mais de um quarto da área terrestre doplaneta e mais de 40% da população mundial. O Goldman Sachs[->0], criador da sigla, afirma que o potencial econômico do Brasil[->1], Rússia[->2], Índia[->3] , China[->4] e agora, do mais recentemembro, a África do Sul, é tamanho que esses países[->5] poderiam se tornar as cinco economias dominantes do mundo até o ano de 2050[->6].
A seguir, uma tabela com os PIBs nominais dos países membros doBRICS de 2006 até 2009:


A recente admissão da África do Sul como quinto membro do grupo no dia 24 de dezembro de 2010, gerou uma certa discussão, aliás, já existente antes da sua entrada, já quealguns especialistas a colocavam como uma suposta quinta força desse grupo, enquanto outros afirmavam que a mesma estava, e ainda está, com níveis de desenvolvimento econômico e social bem abaixo...
tracking img