Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Os fenômenos humanos são biológicos
em suas raízes, sociais em seus
fins e mentais em seus meios.”Jean Piaget

“Para efeito, podemos distinguir dois aspectos no desenvolvimento intelectual da criança. Por um lado, o que podemos chamar de aspectopsico-social, quer dizer tudo o que a criança recebe do exterior, aprende por transmissão familiar, escolar, educativa em geral; e depois, existe o desenvolvimento que podemos chamar de espontâneo, quechamarei psicológico, para abreviar, que é o desenvolvimento da inteligência mesma: o que a criança aprende por si mesma, o que não lhe foi ensinado, mas o que ela deve descobrir sozinha; e é issoessencialmente que leva tempo.”
Piaget, J. Problemas de Psicologia Genética. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1983.

De acordo com Piaget, a inteligência humana se desenvolve em cada indivíduo emfunção de suas interações sociais. Eis que daí surge os dois tipos de desenvolvimento que ele cita acima: o desenvolvimento propriamente psicológico da criança (desenvolvimento espontâneo), em oposição a seudesenvolvimento psico-social.
O desenvolvimento espontâneo constitui a condição preliminar e necessária para o desenvolvimento do psico-social, pois para que um novo instrumento lógico seconstrua, é preciso sempre instrumentos lógicos antecedentes; ou seja, a construção de uma nova noção sempre necessitará de subestruturas anteriores. Por isso é necessário passar por todas as espécies deetapas das quais cada uma é necessária para a conquista da seguinte.
Esse desenvolvimento gradual, feito por estágios e por etapas, é distinto por Piaget em quatro fases, a começar pela fasesensório-motora que vai do 0 aos 18 meses. Esta é a fase de inteligência anterior à linguagem. A linguagem é aliada ao pensamento, portanto supõe um sistema de ações interiorizadas e um sistema de...
tracking img