PIAGET

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Piaget
(Epistemologia Genética)

Jean Piaget nasceu no dia 09 de agosto de 1896, na cidade de Neuchâtel, no Cantãofrancês, localizado na suíça e morreu nom ano de 1980, na Genebra.
Embora adolescente Piaget tornou-se internacionalmente prestigiado por conta da edição de vários trabalhos escritos sobre aimportância dos moluscos – terceira grande classe do reino animal que abrange criaturas de corpo mole, quase sempre recoberto por uma concha calcária, sendo que alguns são dotados de movimento – cujo progresso,indicado pelos fósseis - restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas ou sedimentos - era a pista para se assinalar à idade das camadas das rochas em seuperíodo.
Suas pesquisas chamaram a atenção para a pesquisa petrolífera que era intensa no começo do século e acredita-se que Piaget tenha tomado gosto pelos assuntos relacionados à evolução e que viria a usarna elaboração dos testes para medir a inteligência infantil a que se aplicaria com esmero em uma outra etapa de sua vida.
Piaget terminou seus estudos universitários formado em Biologia pelaUniversidade de Neuchâtel, no ano de 1915; fez doutorado em Ciências Naturais na mesma instituição, no ano de 1918 e logo após foi morar em Zurique com o intuito de instruir-se na área de Psicologia.
A grandeoportunidade, em 1919, de prestar serviço no laboratório de testes de Alfred Binet – grande pedagogo e psicólogo francês e autor da primeira avaliação de inteligência baseada nos contemporâneostestes de QI –, em Paris, foi crucial para definir seu rumo científico.
Foi pesquisando e procurando tornar perfeito os testes de QI que Piaget iniciou suas investigações sobre as etapas de maturação dointelecto na criança.
Em 1924 casou-se com Valentine Châtenay, até então sua assessora, com quem teve três filhas, Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laureni (1931); Piaget acompanhou a evolução...