PIAGET X VIGOTISK

631 palavras 3 páginas
1- O que podemos entender por “promover o crescimento dos seres humanos”? Como o currículo

Com o currículo o crescimento dos seres humanos é bem visível,onde ele adquire um conjunto de conhecimentos e habilidades intelectuais selecionado e transformado em saberes escolares

Pode contribuir para isso?

2-Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?
Afirma Santos (2007) que a tese da origem social e instrumental das funções psicológicas passa pela questão do problema envolvendo o desenvolvimento e a aprendizagem. Conforme Motta (2008), a teoria histórico-cultural de Vigotski não prevê estágios ou períodos de desenvolvimento pelos quais as crianças devem passar, como postulados por outras abordagens do desenvolvimento, como a teoria psicogenética de Jean Piaget, por exemplo. Para Vigotski a aprendizagem e desenvolvimento têm uma relação complexa, na qual a primeira- a aprendizagem- é que irá prover o desenvolvimento. De acordo com esse enfoque teórico, o desenvolvimento acha-se relacionado às modificações que ocorrem ao longo da vida do sujeito social, e isso, em cada uma dos diversos aspectos do seu funcionamento psicológico. Assim, o desenvolvimento é percebido de forma conjunta às práticas culturais e educativas, incluindo, portanto, o processo de aprendizagem. Em síntese, o desenvolvimento e aprendizagem dizem respeito às experiências do sujeito no mundo com base nas interações, assumindo o pressuposto da natureza social do desenvolvimento.
Reafirmando o pensamento de Motta (2008), e Santos (2007), é pela aprendizagem com os outros que os sujeitos constroem o conhecimento e assim, promove o seu desenvolvimento mental, passando assim de ser biológico para ser humano.

3-O que você entende por currículo? Pode pesquisar em outras fontes.

O currículo é uma guia para os encarregados de seu desenvolvimento,um instrumento util para orientar a pratica pedagógica,um auxilio para o professor .
Ele não pode limitar-se em anunciar uma serie

Relacionados

  • PIAGET X VIGOTISK
    3946 palavras | 16 páginas
  • Secretariado escolar
    2080 palavras | 9 páginas