Piaget e vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PIAGET E VYGOTSKY

O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HUMANO EM UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA.

São cientistas que viveram no começo do século XX e têm até hoje influenciado educadores. Piaget escreveu mais de 70 livros e 300 artigos sobre Psicologia, Pedagogia e Filosofia. Vygotsky, por ter morrido precocemente, teve uma produção mais limitada. Contudo, a contribuição de ambos tem propiciadoa fundamentação de inúmeros trabalhos em educação. Embora sem se conhecerem pessoalmente, se aproximaram em alguns pontos da investigação e em outros diferiram significativamente. Vamos, aqui, apresentá-los, situá-los historicamente através das influências que receberam, abordar alguns pontos de convergência e algumas diferenças.
Naturalmente, no espaço e intenção de que dispomos, é impossívelque talvez possam contribuir para um aprofundamento posterior, para despertar o “gosto de pouco”. Alguns conceitos abordados por esses autores foram introduzidos anteriormente neste módulo e possivelmente facilitem a compreensão dessas teorias.
Sabemos que curiosos detetives, investigadores interessados, não irão se contentar e sugerimos então, a consulta às obras apresentadas nas ReferenciasBibliográficas.

JEAN PIAGET (1896-1980)
Piaget, desde criança, interessou-se por Ciências Naturais. Durante os estudos universitários foi orientação pelo lógico, teólogo e metafísico Arnold Reymond, considerando uma das principais autoridades no estudo da epistemologia. Doutorou-se em Biologia. O Seu interesse era analisar as relações entre conhecimento e vida orgânica. Tendo recebido formaçãocientifica e influencia filosófica, o interesse de Piaget voltou-se para a busca e menos especulativa que a Filosofia.

A Epistemologia Genética
A Preocupação central do trabalho de Piaget era resolver à questão: “Como é possível alcançar o conhecimento?” O conhecimento é entendido como o Piaget chamou de teoria de Epistemologia Genética.
Epistemologia significa o estudo critico do conhecimentoda mesma forma. O cientista como a criança executam uma ação sobre um objeto e a partir daí extraem leis gerais de funcionamento. A criança constrói a sua realidade da mesma maneira. As diferenças entre o conhecimento da criança e do cientista expressam diferentes níveis na capacidade humana de conhecer.
E por que Genética? Porque Piaget não se limita a explicar o conhecimento possível de umadulto. Ele discute as condições necessárias para que a criança atinja a vida adulta com o conhecimento possível. Conhecimento possível porque ele dependera das trocas entre o organismo (ser humano) e o meio em que vive. Essas trocas é que permitem a construção da capacidade de conhecer e sem elas a capacidade não se constrói.
A construção do conhecimento se da a partir de uma base biológica e dastrocas com o meio ambiente. Para ilustrar, vamos usar o exemplo de Helen Keller. Helen era uma menina surda, cega e muda que ate os 3 ano de idade era considerada totalmente incapaz. Não tinha possibilidade de conhecer, de organizar seu mundo, de construir estruturas mentais. Quando Ane Sullivan, uma professora, passa a cuidar da educação de Helen, o primeiro momento de mudança se da quando acriança consegue identificar a água pelo tato e associá-la a um conceito. A partir daí, ela encontra um caminho para conhecer o mundo pelo sentido que dispõe o tato. Adulta, Helen Keller tornou-se escritora e conferencista.
O Contato de Helen com o mundo permitiu a possibilidade de troca e a construção da capacidade de conhecer. Qualquer criança que tenha uma dificuldade na troca com o meio tem uma“deficiência”, o que não quer dizer que não possa ser superado.
As diferenças dos meios oferecem diferentes situações de troca, Por exemplo, um índio realiza trocas com o seu meio completamente diferente das de um menino num meio urbano As trocas se realizam dede um nível mais elementar de trocas bioquímicas ate o nível de trocas simbólicas, que podem ser consideradas ou não. Por exemplo, os pais...
tracking img