piaget e vigstky

948 palavras 4 páginas
Em pesquisa as obras de Piaget e Vygostsky, é possível observar que ambos têm os seus princípios básicos, porem todos voltados para o entendimento do comportamento humano.
Estudar os atos cognitivos é entender sobre os conceitos: esquemas que são estruturas mentais de natureza reflexa; assimilação, que é pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas de comportamento já existente, ocorre continuamente; acomodação, que ocorre de duas formas: através da criação de novos esquemas ou através da modificação de velho esquema e finalmente, a eqüilibração que é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilibro.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo possui três componentes que são: conteúdo, que é o que a criança conhece, função que refere-se à atividade intelectual (assimilação/acomodação) e estrutura que são propriedades organizacionais inferidas (esquemas).
Portanto, ficou entendido que para que acorra o desenvolvimento cognitivo é necessário que a criança atue sobre o ambiente. Segundo Piaget, existem outros fatores relacionados ao desenvolvimento cognitivo que são, maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Já Vygotsky afirma que o meio social e os instrumentos de mediação, quando interiorizados, possuem caráter formativo, sobre os processos psicológicos superiores, que são organizados na vida social.
Na sua Teoria Histórico-Cultural Vygotsky distingue o nível de Desenvolvimento Atual, que é aquela em que a criança resolve problemas de maneira autônoma, e a Zona de desenvolvimento Proximal, que é aquela em que a criança necessita de ajuda, e por isso, ela acaba imitando os adultos.
No entanto, percebe-se que primeiro, temos a fase onde chamamos de ZDP, onde a criança é dependente e, posteriormente, ela atinge a NDA, tornando-se independente, na concepção Vigotskiana.
Portanto, tanto Piaget quanto Vygotsky, acreditam que a criança para chegar à maturidade completa (fase adulta), precisa

Relacionados