Piaget e vigostki

Páginas: 2 (493 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2012
Lev S. Vygotsky (1896-1934)





Formou-se em literatura e direito pela Universidade de Moscou, estudou historia e filosofia na Universidade Popular Shanyavskii e ainda fez cursos nasfaculdades de medicina. Nesses cursos encontrou subsídios que precisava para desenvolver os estudos na área da psicologia.Centralizou seus estudos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil, que abrange oestudo dos aspectos biológicos, antropológicos e psicológicos das crianças. Ele acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou dotrabalho entre o aprendiz e um aprendiz mais experiente.

Vygotsky acreditava que o aprendizado decorre da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade “Na ausência do outro,o homem não se constrói homem.” Escreveu o psicólogo. Ele rejeitava tanto as teorias inatistas, segundo as quais o ser humano já carrega ao nascer as características que desenvolvera ao longo da vida,quanto as empíricas e comportamentais que vêem os seres humanos como um produto dos estímulos internos. Para ele o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem, o que interessa para teoriaé a interação que a pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência significativa.

Segundo Vygotsky, os sujeitos não são apenas ativos, mas interativos porque seus conhecimentosse estabelecem a partir das relações intra e inter pessoais, o estudante e percebido como aquele que aprende os valores, linguagem ou conhecimento que seu grupo social produz a partir da interação como outro, no caso o professor. O processo de formação de conceitos remete às relações entre pensamento e linguagem, a internalização mediada pela cultura e ao papel da escola na transmição deconhecimento. As chamadas funções psicológicas superiores como a memoria e a linguagem são construídas ao longo da historia social do homem e de sua relação com o mundo. São provenientes, portanto, de ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget
  • Piaget
  • Piaget
  • Piaget
  • piaget
  • piaget
  • Piaget
  • PIAGET

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!