Piaget - parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento mental da criança
- O corpo evolui até atingir um nível relativamente estável, assim ocorre com a vida mental que evolui para uma forma de equilíbrio final.
- O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem sem fim de um estado de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio.
- Os seis estágios ou períodos de desenvolvimento são:
* 1º estágio dosreflexos, ou mecanismos hereditários, primeiras tendências instintivas e primeiras emoções.
* 2º estágio dos primeiros hábitos motores e das primeiras percepções organizadas e primeiros sentimentos diferenciados.
* 3º estágio da inteligência senso-motora ou prática, regulações afetivas elementares e primeiras fixações exteriores da afetividade.
Esses três primeiros estágios constituem o períododa lactancia (até por volta de 1 ano e meio à 2 anos).
* 4º estágio da inteligência intuitiva, dos sentimentos interindividuais espontâneos e das relações sociais de submissão ao adulto.
De 2 à 7 anos, segunda parte da “primeira infância”.
* 5º estágio das operações intelectuais concretas e dos sentimentos morais e sociais de cooperação.
De 7 à 11, 12 anos.
* 6º estágio das operaçõesintelectuais abastratas, da formação da personalidade e da inserção afetiva e intelectual na sociedade dos adultos.
Adolescência.
O RECÉM-NASCIDO E O LACTENTE
- Representa a conquista através da percepção e dos movimentos, de todo o universo prático que cerca a criança.
- A inteligência aparece, com efeito, bem antes que a linguagem, mas é uma inteligência totalmente prática, que se refere àmanipulação dos objetos e que só utiliza, em lugar de palavrar e conceitos, percepções e movimentos.
- A ausência inicial de objetos substanciais, depois a construção de objetos sólidos e permanentes é um primeiro exemplo dessa passagem do egocentrismo integral primitivo para a elaboração final de um mundo exterior.

A PRIMEIRA INFÂNCIA: DE DOIS A SETE ANOS
- O aspecto afetivo e emocional sãomodificados com o aparecimento da linguagem, a criança se torna capaz de reconstituir suas ações passadas e futuras pela representação verbal.
- Socialização da ação:
O lactente aprende pouco a pouco a imitar, sem a existência de uma técnica hereditária da imitação.

- Gênese do pensamento:
O ponto de partida do pensamento surge sob a dupla influência da linguagem e da socialização. Alinguagem, permitindo ao sujeito contar suas ações passada, antecipar as ações futuras, e até substituí-las, sem nunca realizá-las. E, a socialização, permitindo atos de pensamento que não pertencem exclusivamente ao eu que os concebe, mas a um plano de comunicação que lhes multiplica a importância.

- Durante as idades de dois a sete anos, encontram-se todas as transições entre duas formas extremasde pensamento, o pensamento por incorporação ou assimilação pura, cujo egocentrismo exclui, por consequência, toda objetividade e o pensamento adaptado aos outros e ao real, que prepara o pensamento lógico. Entre os dois se encontra a grande maioria dos atos do pensamento infantil que oscila entre estas direções contrárias. 

- A intuição:
É a lógica da primeira infância. A criança de quatro asete anos não sabe definir os conceitos que emprega e se limita a designar os objetos correspondentes ou a definir pelo uso sob a dupla influência do finalismo e da dificuldade de justificação e não possui ainda um domínio verbal acentuado.

-Piaget distingue dois casos: o da inteligência propriamente prática, que desempenha um importante papel entre dois e sete anos, prolongando de um lado, ainteligência senso-motora do período pré-verbal e preparando, de outro lado, as noções técnicas que se desenvolverão até a idade adulta e o do pensamento tendendo ao conhecimento no campo experimental, que até cerca de sete anos a criança permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens...
tracking img