Piaget etapas do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do desenvolvimento de Piaget

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Essas construções seguem um padrão denominadopor Piaget de ESTÁGIOS (sensorial-motor, Pré-operatório, Operações Concretas e Operações Formais) que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.
1° Estágio - Sensorial-motor (0 – 2 anos)
Esse estágio é chamado de sensório-motor porque os atos inteligentes da criança compreendem a ações motoras como resposta aosdiversos estímulos que afetam os seus sentidos.
Nesse período a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora, a criança se expressa/fala com o corpo.
A principal característica desse período é que a criança não representa mentalmente os objetos. Sua ação é direta sobre eles. Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura.
Segundo Piaget, a melhor maneirade se compreender o conceito de objeto na criança desta idade é observar o seu comportamento quando um objeto desaparece ou é escondido. Ela é incapaz de afastar o obstáculo para chegar ao objeto. O objeto que desapareceu do seu campo preceptivo deixou de existir para ela.
No fim deste período acredita já na permanência ou presença do objeto, mesmo quando é escondido em locais diferentes. Tambémjá é capaz de acompanhar as deslocações e o procurar o objeto “sumido” no local próprio.
Nesse mesmo período de dezoito meses, a criança começa a pensar. Para Piaget, o pensamento está intimamente ligado a esquemas motores e ao conceito de objetos e das suas características. A criança imita acontecimentos que vê desenrolarem-se à sua volta.
No final do estádio sensório-motordesenvolvem-se outras estruturas cognitivas. A criança começa a distinguir o eu de todo o resto ao em redor e adquire as noções de espaço e de tempo. É também neste período que a criança começa a falar.
2° Etapa - Pré-Operatório (2 a 7 anos)
Nesta fase a criança passa a criar relações entre aquilo que há a sua volta e sua percepção sobre isso. É um período onde pode haver confusões de ideias e oegocentrismo é predominante. Nesta fase, desenvolve a linguagem, imagens mentais, jogos simbólicos e a comunicação, porém a maior parte de seu pensamento está reduzido a acontecimentos concretos e momento presente. Ao final desta fase passa a coordenar suas ações. Caracteriza-se pelo rápido desenvolvimento da linguagem e da função simbólica.
Nesse período a criança desenvolve a capacidadesimbólica, significando que ela não depende apenas das suas sensações, dos seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele fornece sentido (o objeto ausente), o significado. E é nessa altura que começa a classificar e a ordenar os objetos bem como a contar. Caracteriza-se ainda pelo egocentrismo. Outra característica é o desequilíbrio quando detectamosque há uma predominância de acomodações e não das assimilações. Também é típico desse período a irreversibilidade: a criança parecendo incapaz de compreender a existência de fenômenos reversíveis .
Esta etapa é o momento em que a criança substitui a ação pela sua representação. A criança substitui a ação explícita – agir ou operar sobre o meio ambiente – servindo-se dos símbolos. Os símbolosmarcam o inicio da construção do seu pensamento.
Nesse estágio do desenvolvimento, começa, na criança, a aquisição da linguagem abrindo-se um novo mundo para a criança em que os símbolos de que dispõe ( palavras ) se apresentam como substitutos dos objetos e das situações, passando a ser representados. Nesse período, a criança revela curiosidade por aquilo que a rodeia, e quase sempre interroga...
tracking img