Piaget - desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jaqueline Fernandes
Stella Novais







O desenvolvimento infantil
Piaget




















Santo André
2012









O período sensório-motor é denominado como o mais primitivo do desenvolvimento cognitivo, pois as primeiras manifestações de inteligência do bebê aparecem em suas percepções sensoriais e em atividade motoras.
“Esse desenvolvimento écaracterizado pela ação que o integra, o movimento. No útero, o bebê não só chupa o dedo, mas também pressiona a parede uterina e outras partes do corpo ao movimentar-se, proporcionando-lhe feedback táctil e proprioceptivo” (PAIGET, 1928: 78)
Os movimentos dos primeiros dias do recém-nascido não são realizados por vontade própria; mas são simples respostas reflexas às solicitações do meio ou àssensações internas como a fome. Essas atividades reflexivas e inatas são importantes para o futuro desenvolvimento do bebê, pois ele só aprende a executá-las voluntariamente se elas tiverem sido vivenciados. Logo, as futuras ações dependem do histórico das atividades reflexivas. A prática capacita a criança a captar as imagens das sensações proprioceptivas, e inicia-se por volta do primeiro ousegundo mês, ao executar reflexivamente um movimento, seus dedos tocam qualquer objeto; a sensação tátil percebida com agrado serve de estímulos para que o movimento seja reproduzido.
A repetição de um movimento em resposta a uma sensação exterioceptiva é capaz de provocar uma impressão agradável, e Piaget a definiu como o segundo estágio (por volta do primeiro ao quarto mês) – Reação CircularPrimária (RCP), pois estas reações não envolvem apenas o corpo, mas começa a organização de percepção. E caracteriza-se pelas adaptações ou comportamento adquiridos que originam-se da coordenação entre os reflexos hereditários, já fixados. A criança é capaz de coordenar dois ou mais esquemas ao mesmo tempo, como a audição-visão; a audição-fonação..
O bebê aprende, em função das coordenaçõessensório-motoras, experiências sucessivas e repetidas. Há três tipos de coordenações sensório-motoras:
· Coordenações intra-segmentares de cabeça: coordenação visocefálica, audiocefálica e bucofelálica.
· Coordenações intersegmentares: coordenação buço-manual, óculo-manual, levar a mão às partes do corpo.
· Coordenações intersensoriais:buco-visual ( ao ver um obejto, a criança manifesta pormovimentos da boca, o seu interesse em sugar); audio-visual( a criança volta o rosto para olhar de onde vêm os sons que ouve)
Nesta fase, alguns brinquedos são apropriados, como os para olhar, ouvir, pegar e morder, pois são valiosos para a estimulação sensorial e motora. Destacamos o terceiro estágio das atividades – Reação Circular Secundária (RCS) – que acontece dos quatro até o oitavo mês. Agora, osobjetos serão sacudidos no ar ou levados de encontro a outros objetos; ao tentar segurar, a mão bate e desloca os objetos. Pequenas brincadeiras e estimulação, são sempre executadas sob uma forma carinhosa, são capazes de despertar movimentos espontâneos muito ativos, como a agitação das pernas e dos braços. Assim, é de suma importância do desenvolvimento as trocas afetivas e de uma boa relação“mãe” x filho.
No estágio entre o oitavo e décimo segundo mês, Piaget o denomina de “atos ou atividades voluntárias”, nos atos voluntários, o objetivo da ação é estabelecido antes que o movimento seja iniciado, assim, consideramos que existe uma intencionalidade verdadeira. Há nesse estágio um progresso na consolidação dos objetos quanto à acomodação de múltiplos esquemas primários. Portanto, nasatividades voluntárias o fim é colocado “a priori” e os meios são usados e buscados intencionalmente como intermediários para resolver as dificuldades encontradas,a fim de que o objeto final seja alcançado. Nessa fase, as brincadeiras de esconde-esconde tornam-se um deleite, devido ao reaparecimento do objeto, que é uma conquista fundamental. Ela reduz o egocentrismo da criança, pois passa a...
tracking img