Pi riachuelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sta
CAPÍTULO I – O EMPREENDEDORISMO

1. O Empreendedorismo

A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 com o sentido de caracterizar, de forma resumida, uma pessoa criativa e capaz de fazer sucesso com inovações; depois disso outras pessoas como K. Knight, Peter Drucker foram introduzindo novos conceitos, nos quais falam que o empreendedorismotem como objetivo alcançar os riscos, dos quais uma pessoa empreendedora se depara em seus negócios.
O empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. Dessa forma, foi definido como um processo de criar algo novo, com valor, dedicando otempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais e como consequencia recebendo as recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. Também está sempre com foco no futuro, tem a independência, e oportunidade para criar algo novo, ganhar dinheiro; e se envolver diretamente nas atividades que assumem.



Se tudo for igual, quanto maisempreendedores uma sociedade tiver e quanto maior for o valor dado, nessa sociedade, aos modelos empresariais existentes, maior será o número de jovens que optarão por imitar esses modelos, escolhendo o empreendedorismo como uma opção de carreira. (FILION, 1999, p. 9).





1. Conceitos do Empreendedorismo e suas Características

Uma pessoa que almeja se tornar um empreendedor,precisa tomar alguns cuidados que podem ser muito úteis para sua vida empresarial, como: nunca adiar nada, manter a concentração, sempre tentar fazer uma previsão de cenários possíveis, nunca descuidar da capacidade de discernimento e atenção, dominar a ansiedade, evitar pendências, ser objetivo, utilizar ao máximo os critérios de oportunidade, procurar sempre melhorar e jamais ter errosortográficos, deve ter total fluência com o próprio idioma, e de preferência ter fluência em mais uma língua, como o inglês e o espanhol. Além disso, ter completo conhecimento em informática é fundamental, pois grandes negócios são gerados pela internet. Um exemplo concreto disto é o fundador do facebook.com, o Mark Zuckerberg, que criou esta rede social na internet, e hoje é o bilionário mais jovem domundo.
Por mais que haja diversas definições para empreendedorismo, todas contêm noções semelhantes, como, novidade, organização, criação, riqueza e risco. Ainda assim, cada definição é restritiva, já que os empreendedores são encontrados em todas as profissões- educação, medicina, pesquisa, direito, arquitetura, engenharia, serviço social, e distribuição. Entretanto, pode-se tentar definirempreendedorismo como:




O Processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. (HISRICH, 2004, p. 29).







As mudanças são visíveis em vários níveis e nas mais diversasatividades econômicas, que são constantemente influenciadas pelo grande avanço tecnológico e tendências de mercado em especialização no trabalho e nas suas atividades praticadas. Para o mundo a flexibilidade das empresas e indivíduos é essencial para responder com sucesso as exigências do mercado.
Um dos objetivos principais do empreendedorismo, se não o mais importante fator de sua função, érefletir no avanço da economia, na diminuição do desemprego, na criação de novas empresas, e qualidade, seja esta no produto, no serviço ou até mesmo estimular que a concorrência seja mais eficiente, flexível e inovadora. Com grande conceito para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população.









1.2...
tracking img