Pi estacio de sá - cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro
24 de Setembro de 2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6.REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A CBC, Companhia Brasileira de Confecções, é uma empresa fundada com base na sólida experiência e visão empreendedora de dois grandes profissionais, seus fundadores.
Por isso, seu negócio é a inovação e criatividade dentro da área têxtil, buscando aliderança nesse segmento, oferecendo como produto não apenas roupas, mas o futuro na produção de moda: peças de qualidade, bem feitas, com design inovador e preços acessíveis.
O mercado de atuação da CBC é o de confecção e vestuário com distribuição para todo o país.
Seus clientes são lojistas e consumidores, que identificam na marca um ótimo custo-benefício em seus produtos.
Estes clientessão a razão da existência da CBC, juntamente com seus fornecedores, parceiros comerciais, funcionários e acionistas.
Sua produção e o mercado em que atuava foi crescendo constantemente, sua clientela cada vez maior.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A CBC é uma empresa que tem como administrador principal um de seus fundadores, Cláudio. É ele que tem a palavra final na tomada de decisõesexercendo a função de Diretor Presidente. Os demais diretores não têm a experiência e nem a capacidade administrativa necessária às funções que exercem, tendo sido nomeados simplesmente por sua fidelidade à empresa, uma qualidade, porém não sendo única aptidão para um cargo de diretor.
A empresa não adota planejamentos administrativos e nem delega decisões importantes aos demais diretores, mesmoestes tendo suas funções bem definidas de acordo com o departamento pelo qual são responsáveis. Os diretores por sua vez, sentem-se acomodados com a situação e não demonstram a intenção de mudança nesse sentido. A empresa não planeja seu futuro administrativo com a cultura de que seus administradores são insubstituíveis.
Trata-se, portanto de um planejamento em curto prazo, que não visa a sucessãoadministrativa. O crescimento de seus profissionais também fica prejudicado sem um planejamento de carreiras ou o treinamento de seus diretores para conhecimento de todas as áreas da CBC, inclusive para a posição de diretor presidente.
Não são tratados objetivos e metas, deixando o crescimento da empresa ao sabor do mercado ou das realizações alcançadas em curto prazo. A empresa não dita seu rumono mercado e, muito pelo contrário, deixa o mercado guiar suas ações. Por não ter objetivos e metas traçadas, a CBC não mensura seu crescimento, as tendências do mercado ou as expectativas de seus clientes.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

O estilo gerencial da CBC é de monopólio administrativo. Não havia nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de funcionários, as decisões eram tomadasunicamente pelo presidente da empresa.
Ao cometerem erros por motivos de negligência ou falta de atenção os diretores devem além de advertir o funcionário que cometeu o erro, informar aos demais do delito para que não ocorra o mesmo, assim evitando qualquer erro ou negligência em sua área de operação.
Quando um funcionário age por conta própria tentando evoluir o processo e acaba gerando um...
tracking img