Phylum annelida

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Com aproximadamente 12.000 espécies descritas
Encontram-se divididos em duas classes – Polychaeta e Clitellata (subclasses Oligochaeta e Hirudinomorpha).
Marinhos, água doce e terrestres
É otáxon mais diversificado de vermes de corpo grande e segmentado (metamerismo, divisão do corpo em partes semelhantes ou segmentos, que se arranjam em uma série linear ao longo do eixo antero-posterior). Aparte segmentada do corpo sempre se limita ao tronco. A simetria é bilateral e são triblásticos (clivagem espiral, mesoderme → mesentoblasto → 4d; crescimento teloblástico – o segmento mais novo docorpo localiza-se sempre imediatamente à frente do pigídio). A cabeça (ácron) é o protostômio com cérebro e o pigídio (parte terminal) tem o ânus. Surgem das regiões pré-trocal e pigidial da larva (nãosão segmentos). Formação de novos segmentos sempre imediatamente em frente ao pigídio.
Divisão do celoma (com fluido, esqueleto hidrostático; formado por esquizocelia) por septos transversais (duascamadas de peritônio e uma de tecido conjuntivo entre).
Nervos laterais à musculatura da parede corporal, vasos sangüíneos e órgãos excretores também segmentados.
Cerdas laterais pareadas equitinosas em cada segmento (aumentam a tração com o substrato).
A parede corporal típica consiste de uma cutícula colágena fibrosa (As fibras da cutícula enrijecem a parede do corpo; poliquetas tubícolasnão possuem, tubos secretados lembram cutícula), uma epiderme uniestratificada glandular com fibras nervosas e uma derme conjuntiva (cútis), musculatura circular externa e longitudinal interna. Depoisperitônio e mesentério.
Trato digestivo completo, intestino suspenso no celoma por mesentérios longitudinais e septos.
O sistema digestivo é um tubo mais ou menos estreito que se estende entre a bocae o ânus. O tubo digestivo passa através dos septos e é sustentado acima e abaixo pelos mesentérios. Possui uma região anterior ectodérmica, uma região mediana endodérmica (estômago e intestino) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Annelida
  • Annelida
  • Annelida
  • Annelida
  • ANNELIDA
  • Os annelidas
  • Annelida
  • Filo Annelida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!