Php orientado a objetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SENAI - Lages

Técnico

PHP ORIENTADO A OBJETO

Alunos:
Felipe Anselmo
Mariane Andrade

Professor:
Leonardo Guzatti Dengo

Programação Web III

Lages – SC
2011

Felipe Anselmo
Mariane Andrade

PHP ORIENTADO A OBJETO

Trabalho escolar apresentado ao curso
do Técnico do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial – Lages comorequisito parcial para aprovação da unidade Curricular de Programação web III.

Professor:
Leonardo Guzatti Dengo

Lages- SC
2011
Sumário
Introdução 4
PHP ORIENTADO A OBJETO 5
Herança 6
Polimorfismo 6
Atributo 7
Encapsulamento 8
Abstração 8
Conclusão 9
Referencias bibliográficas 10

Introdução

A Programação Orientada ao Objeto (Object-Oriented Programming) foiconcebida há muito tempo atrás (no inicio da década de 70), a sua origem vem da linguagem Simula (Simula Language), concebida na Noruega na década de 60, e como o nome indica, foi criada para fazer simulações; entretanto, seu uso alavancou um conceito que até então passava desapercebido pela maioria dos projetistas: a similaridade com o mundo real.

A primeira linguagem de programação a implementar osconceitos de OOP foi a linguagem SIMULA-68; em seguida surgiu a linguagem Smalltalk; criada pela Xerox, que pode ser considerada a linguagem que popularizou e incentivou o emprego da OOP.

O resultado foi uma linguagem de pura linhagem OO, poderosíssima, que implementa todos os conceitos de OO, o que não acontece com as chamadas linguagens OO híbridas que implementam apenas alguns conceitos deorientação ao objeto.

Fundamentalmente o que se deseja com esta metodologia são basicamente duas características: reutilização de código e modularidade de escrita.

Formalmente, para ser considerada uma linguagem OO, esta precisa implementar quatro conceitos básicos: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.
(http://techblog.desenvolvedores.net/2010/12/15/um-pouco-de-historia/)PHP ORIENTADO A OBJETO

Introdução a o que é
Podemos definir uma classe e dentro dela, as variáveis e funções que estarão disponíveis aos seus objetos. Um objeto é a variável que utilizamos para instanciar uma classe:
Exemplo.php
<?php
class teste {
function Saudacao ()
{
Echo “oi pessoal!!”;
}
}
$objeto = new teste; // $objeto se torna uma instância da classe teste
$objeto ->Saudacao ();
?>
Ao criar uma instâncias na variável $objeto , podemos acessar as funções definidas dentro da classe. Esse programa mostrará a mensagem “Oi pessoal!”derauer.
(Livro PHP5 – guia de consulta rápida (Juliano Nei))

É o desenvolvimento de uma estratégia em que os sistemas devem ser construídos baseados em uma coleção de componentes reusáveis conhecidos como objetos, tomando pordefinição que objetos possuem basicamente duas características:
- Objetos possuem dados;
- Objetos manipulam dados e fazem coisas;
Ou seja, diferentemente da programação estruturada, na qual temos a separação entre objetos e dados, a orientação a objetos prega a reunião de forma inteligente entre os dados e seus manipuladores.
Tome como exemplo uma empresa que possuí basicamente funcionáriose departamentos. Sabemos que funcionários possuem dados, tais como nome, salário, função, etc., e também executam suas funções. Temos também que departamentos do ponto de vista sistêmico tem seu nome seu código e inclui funcionários no departamento.
Assim do ponto de vista da OO, teremos duas classes, uma classe chamada funcionário e a classe departamento.
(PHP5 2ª edição: conceitos,programação e integração com banco de dados – Walace Soares.)

Herança

Conceito de herança é a capacidade de uma classe em herdar os atributos e métodos de uma outra classe (chamamos de super classes a classe mãe, aquela que fornece os atributos e métodos á sub- classes que herda).
Parceiro
Tome como exemplo as entidades cliente e fornecedor, as quais têm os atributos código, nome, endereço,...
tracking img