Php login

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Padronização - Conjunto de modelos ou normas aprovados para a elaboração de um produto. Padronizar, uniformizar, submeter a ou estabelecer um padrão."

Quando se começa a programar, o que mais se pensa é em propor soluções inovadoras e basicamente resolver problemas.

Porém, quanto mais se estuda, compartilha conhecimento, discute, pesquisa, testa, refina... mais complexo e prazeroso fica a artede desenvolver softwares.

Soluções que seguem um padrão de desenvolvimento têm por vantagem ser mais fáceis de entender e dar manutenção, mas por outro lado, são um pouco mais trabalhosas de se planejar e implementar.

MVC nada mais é do que um padrão para desenvolvimento de projetos, sejam eles Web, Desktop ou Mobile.

O MVC é dividido em três níveis:
Model - Toda interação com banco de dados emanipulação de informações são feitas nesta camada;
View - É a camada de visualização, ou seja, tudo que o usuário vê é gerado por esta camada;
Controller - Onde são feitas todas as validações e controle do fluxo da aplicação;

Existem inúmeras discussões pela web, vários livros que tratam disso (Estou lendo e recomendo o livro Padrões de Projeto, de Erich Gamma), e vários conceitos formados emtorno de qual é a melhor forma de usar o padrão MVC, e caso deseje, poderá ver neste link, e neste também mais sobre Padronização MVC.

O ciclo percorrido pelo nosso sistema trabalhará da seguinte forma:

Haverá um formulário onde o usuário deverá digitar seu login e sua senha.
Ao clicar no botão para enviar os dados, será feito inicialmente uma validação com javascript dos campos do formulário nolado cliente, e em seguida, através do conceito Ajax, enviaremos os dados fornecidos para um arquivo PHP, que fará a validação de consistência dos dados no lado servidor (Classe Controller), e chamará um método responsável por verificar se o usuário existe no banco de dados (Classe Model).
Em seguida, a Controller receberá da Model um objeto onde, baseado em seu estado, retornará para a classeresponsável por exibir a mensagem que informa se o usuário existe ou não (Classe View).

A grande sacada de usar Ajax em nosso sistema é para que haja uma comunicação entre cliente e servidor sem que a página seja recarregada completamente.
Basicamente, este é o conceito de Ajax: Atualizar parte da página sem que o site seja totalmente recarregado (Fazendo ou não uma interação entre Cliente eServidor). Simplesmente isso.

Para implementarmos o conceito de Ajax em nosso sistema, usaremos a melhor biblioteca javascript do mundo (na minha opnião), a jQuery.
Há também muito conteúdo na web sobre esta biblioteca, sua documentação é riquíssima, e aconselho a quem nunca a usou a pesquisar um pouco sobre ela.
Por quê usaremos jQuery?
Simples! O que se faz com umas trinta linhas de código javascriptpuro pode-se fazer em três usando jQuery.

A linguagem de programação que usaremos para trabalhar do lado servidor em nosso sistema é a PHP.
Estou trabalhando há um bom tempo com PHP, que tem uma sintaxe bem semelhante à Java (primeira linguagem de programação que tive contato), e gosto muito de trabalhar com ela. É uma linguagem fácil de implementar, tem bastante recursos e ótimo suporte aProgramação Orientada a Objetos.

Não abordaremos aqui muita teoria sobre Programação Orientada a Objetos (Ou simplesmente POO). Mas vou citar um exemplo básico da diferença entre uma programação estruturada e uma POO.

Imagine o seguinte caso:

Em um certo sistema, tem-se dez telas que devem exibir uma listagem de determinados dados que se encontram em um banco de dados, por exemplo.
A codificaçãonecessária para gerar tal listagem é de sessenta linhas.
Se tal sistema está sendo feito de forma estruturada, deverá se repetir para cada tela essas sessenta linhas de código para gerar a listagem.
Porém, se o sistema está sendo codificado com POO, poderá ser criado um Método (function no PHP) que gere tal listagem, e simplesmente chamá-lo em cada tela de listagem.
O resultado final será o mesmo...
tracking img