Philo cnidaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O filo Cnidaria, também chamado de Coelenterata, reúne os cnidários (ou celenterados), animais de aspecto mole e gelatinoso, exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria marinha. Podem ser sésseis ou livres-natantes, planctônicos ou bentônicos. Algumas formas vivem isoladas, enquanto outras formam colônias.
São chamados cnidários em virtude da sensação “urticante” que nosproporcionam ao tocar nossa pele. Já celenterados, por apresentarem a primeira cavidade digestiva da escala zoológica. Alimentam-se de crustáceos, peixes e larvas de diversas espécies de animais.
Embriologicamente são eumetazoários, diblásticos, protostômios, neuromiários, com simetria radial ou assimetria. Sua organização é de nível tecidual, ou seja, suas células agrupam-se em tecidos especializadospara realizar as diferentes funções, sem apresentarem órgãos complexos.
2. Organização Corporal dos Cnidários
O corpo dos cnidários é revestido externamente pela epiderme e a cavidade digestória revestida pela gastroderme. Entre esses dois tecidos há a mesogleia, uma massa gelatinosa que dá sustentação ao corpo.
A cavidade gastrovascular ocupa grande parte do corpo do cnidário, e tem comofunções a digestão dos alimentos e a distribuição de nutrientes e gás oxigênio às diversas células do corpo. Comunica-se com o meio externo através de uma única abertura, a boca, geralmente circundada por tentáculos, utilizados na defesa e na captura de alimento.
Os celenterados apresentam duas formas anatômicas: pólipo e medusa.
Pólipo – lembra um cilindro com uma das bases fixadas a um objetosubmerso e a outra base livre, na qual se situam a boca e os tentáculos. Geralmente são sésseis, mas em certas espécies podem deslizar sobre o substrato.
Medusa – são livres-natantes semelhantes a um guarda-chuva ou a um cogumelo de chapéu, constituídas por:
* Umbrela: parte mais volumosa da medusa, lembrando o “pano” do guarda-chuva.
* Manúbrio: estrutura tubulosa e longa que se prendena face côncava da umbrela (lembra o cabo do guarda-chuva).
* Tentáculos: formações alongadas presas nas bordas da umbrela, repletas de cnidócitos.
* Véu: disco preso na margem da umbrela, com um orifício central. As medusas constituídas por véu são ditas craspédotas, e as destituídas de véu acraspédotas.
* Mesogleia: camada gelatinosa e sem forma (anista), situada entre a ectoderme e aendoderme.
Uma característica exclusiva dos cnidários é a presença de células denominadas cnidoblastos, localizadas principalmente nos tentáculos e ao redor da boca. São estruturas urticantes responsáveis pelo ataque e defesa desses animais. O cnidoblasto possui uma cápsula interna, o nematocisto, que possui um filamento enrolado. Há uma projeção para o exterior, sensorial, chamada decnidocílio, que quando estimulado, o filamento é disparado, levando consigo o líquido urticante (veneno chamado actinocongestina ou hipnotoxina). Podem produzir lesões nos seres humanos, desde simples dermatites até a morte.
Os celenterados movimentam-se graças a fibras contráteis localizadas na base de certas células da epiderme e da gastroderme, genericamente chamadas de células mioepiteliais.

3.Funções Fisiológicas
Digestão – Os pólipos e as medusas apresentam boca, mas não possuem ânus. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca.
Respiração – A respiração é individual, feita por difusão entre a célula e o meio diretamente.
Excreção – Também é individual,ou seja, por difusão entre as células e o meio.
Circulação – Não há sistema circulatório, circula apenas água.
Sustentação – Não há esqueleto nas medusas, porém, nos pólipos pode haver um exoesqueleto calcário, o qual é o responsável pela formação de recifes de corais, ou córneo.
Sistema Nervoso – O sistema nervoso é chamado de reticular ou difuso. Não apresenta gânglios e sim uma rede de...
tracking img