phdeliz

583 palavras 3 páginas
O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma representação gráfica do "fluxo" de dados através de um sistema de informação, modelando seus aspectos de processo. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Frequentemente, eles são uma etapa preliminar usada para criar uma visão geral do sistema que pode posteriormente ser elaborado. Os DFDs também podem ser usados para a visualização do processamento de dados (design estruturado).

Um DFD mostra que tipos de informação entrará e sairá do sistema, para onde os dados virão e irão e onde os dados serão armazenados. Ele não mostra informação sobre a temporização dos processos ou informações se os processos irão operar em sequencia ou em paralelo (o que é mostrado em um fluxograma).

Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER).

Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)

Índice [esconder]
1 Outros nomes para este diagrama
2 Componentes de um DFD
2.1 O diagrama de fluxo de dados
3 Veja também
Outros nomes para este diagrama[editar]

Diagrama de bolhas
DFD (abreviatura)
Modelo de processo
Diagrama de fluxo de trabalho
Modelo funcional
Componentes de um DFD[editar]

Dfd.JPG
DFD Entidades Externas
DFD Processos
Fluxo de dados
Depósito de dados
O DFD pode ter vários níveis de detalhamento de acordo com a necessidade do sistema. O diagrama de contexto é uma representação macro do sistema. Em seguida, temos os DFDs de níveis. O nível mais alto é conhecido como DFD de nível 0 e está logo abaixo do diagrama de contexto. Neste nível as principais funções do sistemas são mostradas. Caso o processo não esteja claro o suficiente o

Relacionados