Ph e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
pH e o meio ambiente
Lagos: Há uma forte relação entre baixos níveis de pH e a perda de populações de peixes em lagos. Com um pH abaixo de 4,5, praticamente nenhum peixe sobrevive, enquanto níveisiguais a 6 ou superiores promovem populações saudáveis. Ácidos na água inibem a produção das que permitem que as larvas de truta escapem das suas ovas. O baixo pH também faz circular metais pesadoscomo o alumínio nos lagos. O alumínio faz com que alguns peixes produzam muco em excesso ao redor de suas guelras, prejudicando a respiração. O crescimento de fitoplâncton é inibido pelos grandes níveisde acidez e animais que se alimentam deles são prejudicados.
Agricultura: a chuva ácida afecta gravemente as plantações. Como, à partida, as plantações são géneros de tamanho semelhante, é muitofácil a chuva ácida conseguir afectar uma grande área de cultivo.

Solução tampão no organismo, meio ambiente e na industria
Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite amanutenção das trocas gasosas e das proteínas (ver desnaturação). O pH do sangue é de 7,4 e o principal sistema tampão é um equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon a ele associado, o bicarbonato. Estesistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano. Os tampões, denominação traduzida do original inglês "buffer" (amortecedor), são as substânciasque limitam as variações do pH do sangue e demais líquidos orgânicos, ao se combinarem com os ácidos ou as bases que alcançam aqueles líquidos. As substâncias que constituem os tampões agem aos paresou, menos comummente, em grupos, constituindo um sistema protector.
Para que o pH do sangue seja mantido dentro dos seus limites sanos, contamos com inúmeros sistemas de protecção conhecidos comosistemas tampão - mecanismo pelo qual o organismo consegue absorver ou neutralizar os resíduos ácidos que a corrente sanguínea não tem mais condição de acumular, e que os pulmões ou os rins, por...
tracking img