Ph e industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ph e Indústria
As bases no nosso dia-a-dia
Algumas bases são encontradas nas substâncias usadas em nosso cotidiano:
* hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), presente no leite de magnésia utilizado para combater a acidez estomacal;
* cal hidratada (Ca(OH)2), usada como argamassa na construção civil;
* hidróxido de sódio (NaOH), utilizado para a limpeza de materiais, no desentupimento decanos e largamente empregado na indústria;
* hidróxido de amônio (NH4OH), componente de vários produtos de limpeza vendidos no comércio.
Os indicadores ácido-base e o pH
| | Algumas substâncias apresentam comportamento distinto na presença de ácidos ou de bases. Entre elas, há um grupo de substâncias que assume diferentes colorações em função de o meio em que se encontram ser ácido oubásico. As substâncias pertencentes a esse grupo são chamadas indicadores ácido-base. Há uma escala numérica denominada pH, com valores entre 0 e 14, que indica se o meio á ácido, básico ou neutro.Os valores de pH são calculados matematicamente considerando as concentrações de H- e (OH) presentes em uma solução. O pH significa potencial hidrogeniônico. Quanto menor o valor do pH maior a acidez. Emcontrapartida, quando maior o valor do pH, maior a basicidade. É comum, em substituição ao termo basicidade, ser utilizado o termo alcalinidade. |

A escala de pH serve para medir o nivel de ácido-base. Se o nivel for entre 0 e 6, é ácido ou alcalino. Se for 7 é neutro. E se for entre 8-14, a solução é básica. |

Os indicadores são substâncias que mudam de cor em função do valor do pH,podendo, assim, servir como parâmetro para indicar em que a faixa de pH uma determinada amostra se encontra. Por exemplo, a fenolftaleína é um indicador que, em meio ácido ou neutro, apresenta-se incolor; quando em meio básico, torna-se avermelhada.Os indicadores não informam o valor exato do pH de uma solução, apenas fornecem dados para avaliar se o meio encontra-se ácido, básico ou neutro. Para sabero valor exato do pH, utiliza-se um equipamento especial, o pHmetro (peagâmetro).É possível misturar ácidos com bases até conseguir um pH neutro. Esse processo chama-se neutralização e consistem em um tipo de reação química. | | |

Função sal

A função sal é caracterizada por compostos iônicos que apresentam, ao menos, um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH)-.Exemplos: o sal de cozinha (NaCl), o mármore (CaCO3), o gesso (CaSO4), entre outras substâncias.
Uma característica importante dos sais é que eles podem ser obtidos da reunião entre ácidos e bases.

Os sais compostos encontrados na natureza no estado sólido geralmente sob a forma de minerais, ou dissolvidos, como no caso do cloreto de sódio ou sal de cozinha (NaCl) presente na água do mar.Muitos sais apresentam sabor salgado, alguns apresentam alta solubilidade em água, e outros a presentam valores de solubilidade tão pequenos que não considerados insolúveis, como é o caso do carbonato de cálcio (CaCO3), um constituinte do mármore.
Quando um sal se dissolve em água, ele sofre uma dissociação semelhante à que ocorre com as bases, visto que também é um composto iônico e, nessasdissociação, são liberados íons.

O NaCl, ao ser dissolvido em água, sofre dissociação, originando os íons livres Na+ e Cl-. Normalmente, sais que contêm um metal em sua composição, apresentam-no ligado ao restante da estrutura por ligação iônica. Nessa ligação ocorre a quebra e a conseqüente separação dos íons.

O Na2SO4, ao ser dissolvido em água, dá origem a dois íons Na+ e a um íon (SO4)2-.Sais são compostos iônicos que possuem pelo menos um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH)-.
Os sais são importantes no funcionamento do nosso organismo. Atuam, por exemplo, regulando a quantidade de água nas células e como constituintes de ossos e dentes.

Função óxido
Os óxidos são compostos formados por apenas dois elementos químicos (compostos binários), em que...
tracking img