Ph e fertilidade do solo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
pH e fertilidade do solo.
Dada a partir do valor do pH, a acidez elevada, é um dos responsáveis pela baixa produtividade do solo, já a fertilidade, é a capacidade do solo em repor nutrientes deplantas. Para analisar tais fatores, foi feita a medição com o pHmetro (aparelho portátil, que lê o pH e da acidez do solo).
A qualidade do solo é o equilíbrio da geologia, química, hidrologia,biologia e física do solo, que nada mais é do que a capacidade deste, sustentar a produtividade biológica, a qualidade ambiental e a vida das plantas e dos animais.
Não é suficiente que o soloapresente alta fertilidade, sem que este tenha uma alta diversidade de organismos e uma boa estrutura. Um solo capaz de manter a produtividade biológica, a vida vegetal e animal, tendo uma qualidadeambiental, é considerado como um solo de qualidade. Os elementos químicos presentes no solo podem prejudicar a relação entre solo-planta (disponibilidade de nutrientes e de água, qualidade da água, opoder tampão que é a resistência do solo à mudança de pH e a volubilidade de contaminantes).
O pH ou potencial hidrogeniônico é o índice de acidez, neutralidade ou alcalinidade. Sua escala é de 0até 14. Os solos têm o pH variando entre 3,0 até 9,0. É possível ler o pH de um solo, usando o pHmetro.

A disposição de nutrientes, os microrganismos, os fungos e a decomposição e a velocidadedesta, podem ser afetados pelo índice de pH do solo.

Recomendações
O adubo orgânico (esterco, húmus, enfim resíduos de origem animal e vegetal), contém praticamente todos os nutrientes (macros emicros) que as plantas necessitam. O húmus, por exemplo, contribui para melhorar a qualidade do solo e a produtividade e serve como reserva de nutrientes N, P e S para as plantas.
A correção doíndice de pH pode ser feita com a adição de calcário no solo, esse método é chamado de calagem.


Referências
CAIRES, E. F. CALAGEM NA SUPERFÍCIE EM SISTEMA PLANTIO DIRETO. Disponível em:...
tracking img