Ph das moleculas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
INTRODUÇÃO4
A IMPORTÂNCIA DO PH 5
DESCRIÇÕES DO PH6
CONTROLE DO PH NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA 9
OBSERVAÇÕES16
CONCLUSÕES 19
BIBLIOGRAFIA 20

INTRODUÇÃO
*
* Para muitos que trabalham em indústrias, estações de tratamento de água, laboratórios, etc. o pH tornou-se cotidiano devido a necessidade de medir e alterar o mesmo das substâncias. Nas indústrias a fermentação,fabricação de alimentos, controle de qualidade de produtos, fabricação de produtos de limpeza e desinfecção, fabricação de ácidos para processos de corrosão e reações químicas; estações de tratamento de água (água potável, água para processos industriais, água de torres de refrigeração, laboratórios), análise de substâncias, desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade.

A IMPORTÂNCIA DOPH
O valor do pH é um dos valores mais importantes. A determinação e controle do pH é padrão em muitas aplicações industriais, em tratamento de água e no controle de qualidade de líquidos.
O valor desejado do pH pode ser precisamente ajustado pela adição do ácido ou alcalino. Um absoluto deve, particularmente em neutralização, processar com  exigências estritas para  confiabilidade e exatidãoSoluções completas desde  estocagem para ácidos e alcalinos, através do equipamento de dosagem, até equipamentos de medição e controle:
* Estações de dosagem para ácidos e alcalinos
* Bombas Dosadoras adequadas para todas as medidas e capacidades de dosagem 
* Eletrodos de pH para ajuste no desvio, alojamentos trocáveis e de imersão, ou direto na tubulação para um processo de conexãoflexível 
* Controladores com funções extensas, otimamente combinado com a tecnologia de sensores e equipamentos de dosagem, ou simples transmissores,
* Para padronização das configurações: estações de medição e dosagem disponíveis como módulos de Plug & Play

Na indústria alimentar é importante saber o pH da água. Ele deve ser neutro ou um pouco alcalino (pH entre 7,0 a 8,3),com o pH nestes valores consegues eliminar o CO2 que dissolvido na água é corrosivo aos equipamentos, melhorando a eficiência dos agentes de limpeza e sanitização

Na indústria framacêutica alguns comprimidos tem de ser revestidos com uma substância neutra para evitar a interacção entre o polímero e o fármaco.
importância das medições de pH e condutividade para a Indústriade Papel e Celulose.|

É muito comum ouvirmos alguém dizer que o pH da água de uma piscina precisa ser controlado, assim como o pH da água de um aquário ou de um solo, para favorecer um determinado plantio. Até mesmo nosso sangue deve manter um pH sempre entre os valores de 7,35 e 7,45. Uma variação de 0,4 pode ser fatal!

DESCRIÇÕES DO PH
Produto Iônico da Água
Considere um copo com água. Seráque essa água é composta apenas por moléculas de H2O? Não, pois como essas moléculas estão em constante movimento, elas se chocam o tempo todo. Resultado: uma molécula de água pode colidir e reagir com outra molécula de água! O equilíbrio gerado é conhecido como auto-ionização da água:
HOH ↔ H+ + OH- ou HOH + HOH ↔ H3O+ + OH-
Como já é sabida, a concentração da água ─ [H2O] ≈ 55,6 mol/L ─ serádesprezivelmente alterada caso alguma nova substância seja adicionada (como um ácido, por exemplo) para a formação de soluções diluídas como as que estamos estudando (dificilmente mais de 0,5 mol de água será consumido na formação dessas soluções. Começar com 55,6 mol e terminar a experiência com 55,1 mol de água não é uma alteração significativa). Portanto, vamos considerar [H2O] constante.
Comoa água pura é neutra (já que para cada íon H+, forma-se também um íon OH-), temos que [H+] = [OH-], a 25 °C, quando [H+].[OH-] = 1,0.10-14, temos que [H+] = [OH-] = 10-7 mol/L.
Como a concentração molar da água é praticamente constante, retomando a constante de equilíbrio, podemos escrever:
K.[H2O] = [H+].[OH-]
do que resulta uma única constante (o produto de duas constantes), ou seja:
Kw =...
tracking img