PGRSSS Boa Esperança

2604 palavras 11 páginas
ELABORAÇÃO DO PLANO DE
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE
SERVIÇOS DE SAÚDE - PGRSS

MODELO SIMPLIFICADO

FORTALEZA, 12 de MAIO 2004
V.1.01

MODELO SIMPLIFICADO
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – PGRSS

APRESENTAÇÃO
O município de Fortaleza está aprimorando o controle sobre os resíduos sépticos gerados pelas unidades de saúde, em todas as etapas envolvidas no cuidado necessário a este tipo de resíduo.
Para tal, estamos disponibilizando este MODELO SIMPLIFICADO com o propósito de facilitar a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – PGRSS.
Este modelo atende as unidades de serviços de saúde, que geram pequenas quantidades de resíduos, e que não necessitam de processos complexos e específicos na segregação, manuseio e acondicionamento de seus resíduos, e mesmo assim, conforme a Lei Municipal 8.408/99, estão obrigados a apresentar o plano de gerenciamento.
Se enquadram neste PGRSS SIMPLIFICADO, consultórios e clínicas médicas e odontológicas, como também atividades em clínicas veterinárias que não executem procedimentos cirúrgicos e internações, e ainda, farmácias e unidades congêneres, e demais domicílios geradores a critério da autoridade Municipal. Os demais domicílios geradores deverão apresentar plano mais detalhado conforme legislação pertinente.
1. DEFINIÇÕES
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE - RSS
São aqueles gerados em qualquer serviço prestador de assistência médica, sanitária ou estabelecimentos congêneres, podendo então, serem provenientes de farmácias, hospitais, unidades ambulatoriais de saúde, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de análises clínicas e patológicas, instituições de ensino e pesquisa médica, bancos de sangue e clínicas veterinárias.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE – PGRSS
É o conjunto de operações desenvolvidas no interior do estabelecimento prestador de serviço de saúde, compreendendo a geração,

Relacionados

  • Resíduos de serviço de saúde
    37467 palavras | 150 páginas