PGRSS HEER Atualizado 18 03 2015

8512 palavras 35 páginas
INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE GEREATRIA E GERONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
HOSPITAL ESTADUAL EDUARDO RABELLO

“MISSÃO: PROMOVER A SAÚDE DO IDOSO DE FORMA HUMANIZADA E COM COMPROMISSO SOCIAL”

VISÃO: SER UM CENTRO DE EXCELÊNCIA NA PREVENÇÃO, TRATAMENTO E PESQUISA DAS DOENÇAS DO IDOSO.

VALORES: TRANSPARÊNCIA, QUALIDADE NO ATENDIMENTO, SELEÇÃO HUMANIZADA DA CONTRATAÇÃO, TREINAMENTO CONTÍNUO, ÉTICA, VALORIZAÇÃO DOS CLIENTES, ACOMPANHANTES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE EO COMPROMETIMENTO DOS PROFISSIONAIS.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE

2015

I - APRESENTAÇÃO

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento que integra o processo de Licenciamento Ambiental, baseado na resolução da CONAMA n° 283/01 que dispõe especificamente sobre o tratamento e destinação final dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), impõe responsabilidades aos estabelecimentos de saúde em operação e àqueles a serem implantados. É subsidiado pela RDC ANVISA n° 306/4 e CONAMA n° 358/5 que trata, respectivamente, sobre o gerenciamento interno e externo dos RSS fundamentada na análise dos riscos envolvidos, em que a prevenção passa a ser eixo principal e o tratamento é visto como uma alternativa para dar destinação aos resíduos com potencial de contaminação.

Neste sentido faz-se necessário à elaboração do PGRSS pelo serviço de saúde, visando atender critérios técnicos, normas locais dos serviços de limpeza urbana, bem como a legislação sanitária e ambiental, e como instrumento operacional de planejamento e gestão que oriente a implantação, implementação, monitoramento e avaliação de todas as etapas do manejo de RSS, desde a segregação até disposição final. Para tanto, este PGRSS tem os seguintes objetivos:

Gerais:
Atender a Legislação vigente
Implantação da Política Ambiental (preservação do meio ambiente)
Específicos:
Redução de riscos
Redução do n° de acidentes de trabalho

Relacionados