Pgrcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL




Este roteiro tem como objetivo fornecer as orientações básicas para a elaboração do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, em atendimento à Resolução CONAMA 307/02.

Os geradores de resíduos da construção civil são os responsáveis pelo gerenciamento destes resíduos, desde sua geração até a corretadestinação final, conforme disposto na referida Resolução.

Dada a complexidade que envolve a delimitação de um método quantitativo para caracterização dos resíduos produzidos em obra, considerou-se uma estimativa para edificações executadas por processos tradicionais

Se forem adotadas outras técnicas construtivas ou procedimentos para a redução do volume gerado de resíduos naconstrução, deverá ser anexado estudo que comprove as novas estimativas apresentadas.

1. Identificação do empreendimento :

Informar os dados referentes à localização do empreendimento.

2. Identificação do responsável pela elaboração do projeto de gerenciamento de resíduos da construção civil - PGRCC

Informar os dados referentes ao responsável pela elaboração doPGRCC

3. Caracterização do empreendimento:

3.1 Informar a área a ser construída (m²), inclusive as áreas não computáveis

3.2 Informar se haverá demolição ou não

3.2.1) Se positivo, informar o volume (m³) de resíduos gerados na demolição, calculados da seguinte maneira: Área das paredes x espessura média das paredes + Área do piso e/oucobertura x espessura média do piso e/ou cobertura




3.2.2) Informar o peso (kg) dos resíduos gerados, calculados da seguinte maneira: Multiplicar o volume obtido no item acima, pelo peso específico estimado em 1.300kg/m³




3.3 Movimento de terra com necessidade de empréstimo ou bota-fora, de

acordo com o projeto de terraplenagem (apresentar oprojeto)




3.3.1) No caso de necessidade de bota-fora, informar o volume(m³) e peso (kg). Para cálculo do peso, adotar o peso específico do solo de 1.300 kg/m³




3.3.2 )No caso de necessidade de empréstimo, informar o volume (m³) de empréstimo de terra e peso (kg), assim como as informações sobre a jazida prevista para o empréstimo e a qualidade domaterial da jazida (documento que comprove que o material não está contaminado).




4. Croquis do canteiro de obras, indicando o local de triagem e o armazenamento dos resíduos:

Apresentar o croquis do canteiro de obra, indicando a área prevista para a triagem dos resíduos e a área para a armazenagem temporária dos resíduos segregados, com dimensões compatíveis ao volume deresíduos previsto. A área de armazenagem deve ser impermeabilizada e coberta, e os resíduos devem ser dispostos separadamente, conforme sua classificação.




5. Reciclagem e/ou reutilização de resíduos da construção civil

Se estiver prevista a reutilização dos resíduos na própria obra, deve ser informada a quantidade dos resíduos a serem reutilizados, assim com sua classificação.No caso de estar prevista a reciclagem de resíduos, deve ser informada a quantidade do resíduo, sua classificação, o processo da reciclagem e como o resíduo reciclado será aplicado na própria obra.

Estas informações podem ser apresentadas em forma de quadro, conforme o exemplo do Quadro 5.1 Reutilização ou Reciclagem dos resíduos de construção civil na obra.




6.Caracterização dos resíduos.

Informar a quantificação, a classificação, a etapa da obra (demolição e/ou construção) e o destino final previstos.

Estas informações podem ser apresentadas em forma de quadro, conforme o exemplo do quadro 6.1 - Caracterização dos resíduos.

Para o cálculo da quantidade dos resíduos, em peso, multiplicar a área total a ser...
tracking img