Pgr sobre mineração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1450 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALCOOLISMO NO TRABALHO











[pic]



Objetivo Geral




Esse trabalho visa identificar e conscientizar a sociedade das consequências que o álcool gera na vida social e profissional.




Objetivo Específico




Ampliar o conceito da qualidade de vida no trabalho, dando ênfase a prevenção e apoio aos dependentes de álcool, enfatizando asconseqüências do uso álcool no trabalho, atuando juntamente com o serviço de saúde e segurança do trabalho.


Incentivar as empresas a promover programas voltados para prevenção, conscientização e identificar prováveis casos de alcoolismo, dando suporte aos dependentes.


Justificativa


O alcoolismo é uma doença que vem sendo discutida mundialmente em todos os âmbitos da sociedade.Diversos estudos associam o alcoolismo à causa de acidentes, absenteísmo e perda de produtividade, gerando assim um grande impacto negativo nas empresas, afetando a qualidade de vida da sociedade.


São diversos os efeitos do álcool tanto para o empregador quanto para o empregado, pode- se citar; aumento do índice de acidentes no trabalho, gerando custos adicionais, afastamentodo funcionário; redução na produtividade, etc.
Mas o efeito do álcool para o ser humano ultrapassa essas fronteiras empresariais, o álcool aumenta o índice de stress, perda da auto - estima, problemas financeiros, principalmente problemas de ordem pessoal e familiar.

O efeito do álcool no organismo é ainda maior, além de acometer o individuo a diversos problemas de saúde, como cirrose,confusões mentais, diminuição dos reflexos, abstinência, nervosismo, alterações de comportamento; são alguns problemas que correlacionam o álcool.




















































Introdução




Segundo a organização mundial de saúde o álcool é responsável por cerca de 4% de mortes em todo o mundo, atrássomente do câncer e das doenças cardíacas.


O alcoolismo é considerado um grave problema de saúde no trabalho, é o terceiro motivo para absenteísmo no trabalho, causa mais freqüente de aposentadoria precoce e acidentes no trabalho e oitava causa para concessão de auxilio doença pela previdência, alem de ser uma das causas de atrasos no trabalho, queda de produtividade, desperdício demateriais, sonolência, sobrecarga dos sistemas de saúde, conflitos com colegas de trabalho, dificuldades de entender instruções ou de reconhecer erros, etc.(Amaral e Malberrgier, 2004;Vaissman, 2004;Campana in Ramos, Bertolote et al, 1997; Sesi)
O alcoolismo é mais do que uma doença física, o alcoolismo é um verdadeiro massacre ao individuo, que passa a ser segregado, provocando ao individuo umprofundo sentimento de culpa.


No trabalho, o álcool é considerado como um dos diversos meios que levam ao estresse, a utilização do álcool vai de encontro com meios para regular tensão provenientes do trabalho. Pelo menos 5% dos trabalhadores brasileiros são quimicamente dependentes de álcool ou outras drogas. Os acidentes de trabalho também engrossam as listas de prejuízos causados peloalcoolismo nas empresas, segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o álcool provocou 339 mil acidentes de trabalho no país em 2002.


As empresas cada vez mais buscam alternativas que abordam assunto sobre o alcoolismo, através de palestras periódicas, diálogo de saúde e segurança ministradas por profissionais capacitados no tratamento do alcoolismo no trabalho,psicólogos que atendem individualmente o dependente.
É incontestável o grande número de prejuízos que o uso de bebidas alcoólicas traz a empresa e principalmente ao trabalhador, o que tem gerado uma proliferação de políticas específicas das empresas interessada em minimizar e mitigar esse problema, dando ênfase à política de prevenção e monitoramento dos trabalhadores dependentes do álcool e...
tracking img