Pgr sobre mineração

ALCOOLISMO NO TRABALHO











[pic]



Objetivo Geral




Esse trabalho visa identificar e conscientizar a sociedade das consequências que o álcool gera na vida sociale profissional.




Objetivo Específico




Ampliar o conceito da qualidade de vida no trabalho, dando ênfase a prevenção e apoio aos dependentes de álcool, enfatizando asconseqüências do uso álcool no trabalho, atuando juntamente com o serviço de saúde e segurança do trabalho.


Incentivar as empresas a promover programas voltados para prevenção, conscientização eidentificar prováveis casos de alcoolismo, dando suporte aos dependentes.


Justificativa


O alcoolismo é uma doença que vem sendo discutida mundialmente em todos os âmbitos da sociedade.Diversos estudos associam o alcoolismo à causa de acidentes, absenteísmo e perda de produtividade, gerando assim um grande impacto negativo nas empresas, afetando a qualidade de vida dasociedade.


São diversos os efeitos do álcool tanto para o empregador quanto para o empregado, pode- se citar; aumento do índice de acidentes no trabalho, gerando custos adicionais, afastamentodo funcionário; redução na produtividade, etc.
Mas o efeito do álcool para o ser humano ultrapassa essas fronteiras empresariais, o álcool aumenta o índice de stress, perda da auto - estima,problemas financeiros, principalmente problemas de ordem pessoal e familiar.

O efeito do álcool no organismo é ainda maior, além de acometer o individuo a diversos problemas de saúde, como cirrose,confusões mentais, diminuição dos reflexos, abstinência, nervosismo, alterações de comportamento; são alguns problemas que correlacionam o álcool.Introdução




Segundo a organização mundial de saúde o álcool é responsável por cerca de 4% de mortes em todo o mundo, atrás...