Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definições da web
* Downstream é, nas indústrias petrolíferas, o termo utilizado para referir as áreas de negócio que lidam com o refino, distribuição e venda de produtos petrolíferos. ...
1. Upstream é uma expressão utilizada na indústria do petróleo que significa a parte da cadeia produtiva que antecede o refino, abrangendo desta forma as atividades de exploração, desenvolvimento,produção e transporte para beneficiamento.
2. Normalmente se divide a operação da indústria de petróleo em três partes: "upstream", "midstream" e "downstream".
3. -------------------------------------------------
Upstream: Engloba as atividades de busca, identificação e localização das fontes de óleo, e ainda o transporte deste óleo extraído até as refinarias, onde seráprocessado. Resumindo, são as atividades de exploração, perfuração e produção.
4. -------------------------------------------------
Midstream: É a fase em que as matérias-primas são transformadas em produtos prontos para uso específico (gasolina, diesel querosene, GLP, ...). São as atividades de refinamento.
5. -------------------------------------------------Downstream: É a parte logística. Transporte dos produtos da refinaria até os locais de consumo. Compreendendo o transporte, distribuição e comercialização.
| Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |  Editor: considere marcar com um esboço mais específico. |
O que é upstream, midstream e downstream???
A indústria petrolífera divide-se em três áreas de atuação,são elas:Upstream, Midstream e Downstream.

A fase Upstream caracteriza-se pelas atividades de busca, identificação e localização das fontes de óleo, e ainda o transporte deste óleo extraído até as refinarias, onde será processado. Resumindo, são as atividades de exploração, perfuração e produção.

A fase Midstream é a que as matérias-primas (hidrocarbonetos) são transformadas em produtosprontos para uso específico (gasolina, diesel, querosene, GLP, nafta, óleo lubrificante, ...). São as atividades de refino.

Downstream é a fase logística, ou seja, o transporte dos produtos da refinaria até os locais de consumo. Resume-se no transporte, distribuição e comercialização dos derivados do petróleo.

Qualquer dúvida, estou a disposição... O que é a OPEP
A OPEP (Organização dos PaísesExportadores de Petróleo) é uma organização internacional formada por países que são grandes produtores de petróleo. A OPEP foi fundada em 14 de setembro de 1960 e possui sua sede na cidade de Viena (Áustria).
Objetivos da OPEP:

- Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros);
- Definir estratégias de produção;
- Controlarpreços de venda de petróleo no mercado mundial;
- Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial;
- Controlar volume de produção de petróleo da organização.

Fazem parte da organização os seguintes países: 

- Do Oriente Médio: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar. 
- Da África: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria.
- DaAmérica do Sul: Equador e Venezuela.
 Bandeira da OPEP
Brasil na OPEP?
Muitos especialistas em petróleo defendem a entrada do Brasil na OPEP, após a descoberta de petróleo na camada pré-sal na Bacia de Santos. Esta descoberta gerou um significativo aumento das reservas de petróleo do país. Embora não seja um grande exportador, o Brasil já está entre os 10 países com maiores reservas de petróleo domundo.

Curiosidade:

- Atualmente, os países membros da OPEP possuem cerca de 75% das reservas mundiais de petróleo.
  
23 onip-Contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade da indústria nacional, para a maximização do conteúdo local e para a geração de emprego e renda no setor de petróleo e gás.
Estrutura Funcional
Objetivos Estratégicos
Associados
ATRIBUIÇÕES DA...
tracking img