Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Comercialização de gás natural
A liberalização da comercialização de gás natural teve início em 2007 (no que se refere a centros eletroprodutores) prevendo-se que em 2008 seja alargada aosconsumidores que utilizam mais de um milhão de metros cúbicos de gás natural e, em 2009, aos consumidores que utilizam mais de dez mil metros cúbicos de gás natural por ano. Prevê-se que as atividades decomercialização de gás natural estejam inteiramente abertas à concorrência em 2010, ficando apenas sujeitas a um regime de licenciamento. Os comercializadores podem comprar e vender livremente o gásnatural no mercado aberto ou através de contratos bilaterais. No novo sistema, os consumidores podem escolher o seu comercializador e trocar por outro comercializador sem quaisquer encargos adicionais.Está prevista a criação de uma nova entidade, cuja atividade será regulada pela ERSE, para supervisionar as operações de logística de troca de fornecedores. Foi também criada a função decomercializador de último recurso até o mercado liberalizado estar completamente operacional. Esta nova função foi assumida por uma subsidiária integralmente detida pela Galp para os clientes grossistas, e paraclientes retalhistas, sujeitos a requisitos de licenciamento.

2. Operação dos mercados de gás natural
Os mercados de gás natural são operados numa base de mercado aberto, estando sujeitos aautorização, a ser concedida conjuntamente pelo Ministro das Finanças e pelo ministro responsável pelo sector energético. A entidade gestora do mercado organizado está também sujeita a autorização peloMinistro responsável pelo sector energético e, sempre que previsto na lei, pelo Ministro da Finanças.

1. Gazprom (Rússia): 179,7 bilhões de euros
2. EDF (França): 135,2 bilhões de euros
3.EON (Alemanha): 85 bilhões de euros
4. Suez GDF (França): aproximadamente 71 bilhões, contando o pólo ambiental, calculado pelos analistas em 20 bilhões de euros
5. Iberdrola (Espanha): 51,3...
tracking img