Petroleo e gas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos e alcanos, resultante da decomposição de seres que compõe o plâncton que há milhares de anos, já era largamente utilizado para calefar construções, como lubrificante e combustível para diversas aplicações, em civilizações orientais. Por mais útil que fosse jamais ocorreu a essas civilizações da antiguidade que aquele líquido negro, grudentoe mal cheiroso viesse a ser de importância vital no desenvolvimento econômico mundial e dos países que ali iriam se formar.
Às vezes sequer nos damos conta da importância que este mineral representa para a sociedade nos dias de hoje, no entanto, o petróleo hoje é responsável por quase metade de toda energia gerada no mundo, sem deixar de citar os inúmeros bens de consumo essenciais ao cotidianodas pessoas que são produzidos a partir da indústria petroquímica.
O petróleo é o sangue da civilização moderna e sua importância econômica e geopolítica ficou muito bem expressada nas palavras de Monteiro Lobato, em O escândalo do petróleo e ferro, 1936: “O caso do petróleo brasileiro prende-se ao caso do petróleo em geral. Esse produto é o sangue da terra; é a alma da indústria moderna; é aeficiência do poder militar; é a soberania; é a dominação. Tê-lo, é ter o Sésamo abridor de todas as portas. Não tê-lo, é ser escravo. Daí a fúria moderna na luta pelo petróleo”.
A industrialização do petróleo, em 1859, e o dinamismo experimentado pelo setor fizeram com que novas tecnologias surgissem e evoluíssem. Por meio de seus inúmeros derivados constitui-se o principal componente da matrizenergética mundial e por ser uma fonte não renovável de energia estimulou e ainda estimula diversas pesquisas na área que possibilitem sua substituição em caso de esgotamento. Daí a descoberta e grande utilização do gás natural resultado das explorações petrolíferas.
O objetivo dessa pesquisa, portanto, é discorrer sobre a evolução da indústria do petróleo e gás desde sua utilização nas civilizaçõesda Antiguidade Oriental até o desenvolvimento e evolução da indústria moderna nos EUA, sua internacionalização e também do desenvolvimento da indústria do petróleo e gás no Brasil de forma a demonstrar a sua importância como centro de matriz energética mundial, de desenvolvimento de outros setores industrias e estimulo para diversos avanços tecnológicos, assim como fator determinante para ocrescimento e desenvolvimento econômico dos países.

Desenvolvimento da Indústria Mundial do Petróleo e Gás Natural
Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia da atualidade. Resultado da decomposição dos seres que compõem o plâncton, causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias, possui em sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações levesformam os gases e as frações pesadas o óleo cru. Sua coloração pode variar desde o incolor ao castanho claro até o preto. É a distribuição dos percentuais de hidrocarbonetos que define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo.
Sendo um recurso natural abundante, o petróleo é considerado uma fonte de energia não renovável de origem fóssil e matéria prima da indústria petrolífera epetroquímica, daí sua total importância para a indústria moderna.
Na verdade, a utilização do petróleo remota as civilizações da Antiguidade Oriental que se formaram 4000 a.C e utilizavam o betume para pavimentação de estradas, calefação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, lubrificantes e ate laxativo. A origem da moderna indústria do petróleo se deu nos EUA, a partir da descobertapioneira (sua inovação na busca do óleo através de perfuração e não mais escavação e coleta) do petróleo por Edwin Drake em um poço na Pensilvânia, em meados do século XIX.
Inicialmente o mercado de petróleo baseava-se em um derivado, o querosene utilizado para iluminação publica, em substituição ao óleo de baleia; adicionalmente as refinarias também produziam lubrificantes e graxas para o...
tracking img