Petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das principais características da empresa para seus colaboradores e a de capacitar o seu capital humano. Já em 1938, época da criação do CNP, o conhecimento era todo importadomediante a contratação de técnicos estrangeiros. Com a criação da Petrobras em 1953, iniciou-se o processo de desenvolvimento das competências necessárias para o sucesso da Companhia e, desde o início dassuas atividades, ela vem investindo fortemente para complementar a formação dos seus profissionais. Muitos deles foram enviados para cursos de especialização no exterior e também foram criados oscursos internos e outros em convênios com instituições de ensino no Brasil. Com a criação da Petrobras, foi fundado o Centro de Aperfeiçoamento de Pesquisas de Petróleo (CENAP), em 1955: um órgão dedicadoà formação e ao desenvolvimento de recursos humanos e também pesquisas em exploração e produção de petróleo. Com a finalidade inicial de atuar no setor petrolífero e hoje no setor de energia, aPetrobras tem realizado ao longo dos últimos cinqüenta anos um alto investimento em treinamento, possibilitando o desenvolvimento de um capital intelectual que lhe possibilitou figurar entre as maioresempresas mundiais do setor.
A Petrobras é uma das organizações brasileiras que mais valoriza o seu capital humano. E faz isso porque sabe que é impossível alcançar seus resultados financeiros,de produtividade, de tecnologia, sem valorizar as pessoas que nela trabalham. Valorizar o capital humano da Petrobras é a principal atividade da área de Recursos Humanos da companhia.
A evolução dolucro da Petrobras apresentada no gráfico abaixo, demonstra a sua evolução significativa, tendo com certeza como grande componente deste sucesso, o capital humano:

[pic]

Fonte: Internet PETROBRAS.O alto nível de investimento pode ser comprovado pelo gráfico abaixo, onde são apresentados que a Petrobras sempre capacitou mais 80% do seu efetivo todos os anos desde 1997, e isso sem dúvida...
tracking img