Petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec Takashi Morita

PETROBRAS


São Paulo - 2012
INTRODUÇÃO
Petrobras é uma empresa estatal de economia mista (na qual o capital é composto pelo Estado, como acionista, e pela iniciativa privada). Com funcionários preparados e investimento em tecnologia, a Petrobrás aumentou sua exploração pelo Brasil e o mundo.

SUMÁRIO
A empresa
Desafios e crises
Atividade de Acordo com o setorda economia
Locais de extração de matéria-prima / Filiais – escritórios de representação (mapa)
Forma de escoamento de produtos
Bibliografia

A EMPRESA
Fundação e Sede
A Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A, sediada no Rio de Janeiro, é uma empresa do segmento de energia, atuando na exploração, produção, refino e transporte do petróleo e derivados. É uma empresa de economia mista, tendo comoacionista principal o Governo brasileiro.
A empresa faz parte de um conglomerado, onde ela e suas subsidiárias controlam outras diversas empresas. Em 2009, esse sistema era composto por 284 empresas.
Foi fundada em 1953, durante o segundo mandato do presidente Getúlio Vargas, época em que projetos e investimentos para aumentar a industrialização no país eram vigentes. Foram criadas, por exemploa Comissão Mista Brasil-Estados Unidos (CMBEU) e a Comissão de Desenvolvimento Industrial. O papel do Estado era privilegiado, no entanto, a entrada de capital estrangeiro era necessária para diminuir a restrição externa.
Haviam problemas que dificultavam a industrialização, e um deles era a baixa produção de petróleo. Para resolver esse problema a Petrobras foi criada.
O nome da empresa
Seunome original era Petrobrás, mas foi corrigido para Petrobras, pois, segundo a Academia Brasileira de Letras, siglas não são acentuadas.
A partir de 2001, com a compra Perez da Companc Energía (PECOM Energía S.A.), a segunda maior empresa petroleira da Argentina, passou a se utilizar fora do Brasil apenas o logotipo da empresa em azul, sem o símbolo BR.
Pre Sal
Possui reservatórios de óleo leve,que tem a maior qualidade e produz petróleo mais fino. As rochas do pré-sal se estendem por 800 quilômetros do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, e chegam a atingir até 200 quilômetros de largura.
Hoje em dia a Petrobras investe em aprimoramentos na tecnologia para que, em 2017, alcancem a meta de 1 milhão de barris de óleo nas áreas do Pré-Sal em que operam.
DESAFIOSE CRISES
Dúvidas quanto potencial petrolífero
Algum tempo após o surgimento da Petrobrás, por volta da década de 70, um geólogo norte-americano enviou cartas que contestava o potencial de extração de petróleo no território brasileiro. Após uma reavaliação, foi colocado em foco os altos custos desembolsados para a execução de estudos quanto a esse potencial, sem a certeza de um resultadoconcreto.
Crise do Petróleo
A chamada Crise do Petróleo levou a instabilidade no valor de barris petrolíferos, principalmente no Oriente Médio, após a descoberta que o petróleo é um recurso não renovável os preços dos mesmos cresceram descontroladamente, outro motivo foi a formação do cartel (OPEP) unindo grandes empresas que procuraram juntar-se e unificar o valor dos barris . Outro fator que levou odesenvolvimento da Crise do Petróleo foi o apoio dos EUA a Israel com armamentos, o que revoltou os países Árabes, e assim, elevaram o valor dos barris.
Durante a década de 70, a situação da economia mundial mostrava-se instável devido à crises como a citada acima. Tal situação afetou diretamente a economia brasileira, pondo fim ao chamado “Milagre Econômico” que iniciou no governo de GetúlioVargas, e desenvolveu-se através de políticas públicas. Assim como a economia em geral afetada, muitas empresas foram atingidas, entre elas a Petrobrás. Com a OPEP unificando o valor do petróleo e exercendo controle sobre tal comércio, a Petrobrás foi atingida contudo por manter boas relações com o cartel conseguiu continuar com o abastecimento de petróleo. A solução encontrada para tal crise...
tracking img