Petrobras e o desafio da responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PETROBRAS E O DESAFIO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL





























Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para atividades interdisciplinares.



Orientadores: Profª ADRIANA VINHOLI RAMPAZO

Profº MARCELO SILVEIRAProfº WILSON SANCHES

Profª MARCIA BASTOS DE ALMEIDA

























Rosário do Sul

2011
SUMÁRIO



1Introdução........................................................................................................3



2Desenvolvimento............................................................................................4



3 Considerações Finais.....................................................................................9



4 Referências Bibliográficas..............................................................................10



















































1 IntroduçãoHoje em dia as empresas estão se dando conta que seus processos muitas vezes colocam o meio ambiente em risco atraves de procedimentos que causam degradação, como a poluição e contaminação.

Observa-se que a Petrobras busca oferecer uma Política Ambiental estruturada e aposta em novos projetos ecológicos para diminuir prejuizos causados pelas suas atividades, procurando então aprevenção para que as próximas gerações sigam usufruindo com bem estar o que as empresas podem oferecer de melhor.

Acredito, assim que nesse trabalho será mostrado um estudo de casos, de como administrar uma empresa, tendo como objetivo a responsabilidade com o meio ambiente e colaboradores, demonstrando que os problemas socioambientais podem interfirir numa organização.2 Desenvolvimento





É importante entender o outro para respeitá-lo e cuidá-lo. Educar, comprometer e capacitar os funcionários; Atuar na promoção da saúde, proteção do ser humano e meio ambiente comcontroles, identificações e monitoramentos de riscos; Minimizar os impactos ás atividades da indústria considerando a ecoeficiência das operações e produtos.

A responsabilidade social hoje é um fator importante para as empresas, como a qualidade do produto ou serviço, a competitividade nos preços e a marca comercialmente forte.

As atividades Petrolíferas representam um alto índice de danos ao meioambiente, como importante processo de poluição da água, do solo e do ar.

As organizações podem ser interferidas pelos problemas socioambientais, pois o nome já diz, são problemas e afetam toda uma sociedade, não apenas as organizações. Mas em se tratando delas, podemos destacar um dos problemas no processo como a produção onde há o descarte de resíduos(água suja, óleo...) ou mesmo no processo deperfuração com o descarte de fluídos e cascalho, resultando em contaminação dos recursos hídricos, do solo levando até na alteração do habitat, o que causa uma imensa alteração na organização como um todo.



Processo


Impacto

Exploração


Interferência no ambiente

natural

Refino


Contaminação dos Recursos

Hídricos e

Poluição Atmosférica

TransporteContaminação dos Recursos

Hídricos

Perfuração


Alteração do Habitat

Tabela 1: Impactos das Atividades Petrolíferas





Responsabilidade socioambiental é uma postura ética dentro das empresas no consumo da sociedade, com transparência e dignidade perante as necessidades dos consumidores.

Ética é quando o profissional recebe deveres, devendo ele estar alinhado às políticas...
tracking img