Petrobrás

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que ela vale tanto em pé?

As florestas fornecem tantos benefícios para nós, diretos ou indiretos, que especialistas costumam dividi-losem quatro tipos, chamados serviços ambientais ou ecossistêmicos:

*Reguladores
as florestas realizam processos vitais que raramente recebem valor monetário, como proteção dosrios, a relação do clima e das chuvas e o armazenamento de carbono da atmosfera.

*De Provisão:
fornecem bens diretos – frutos, óleos madeira, fibras – queresultam em alimentos e matéria-prima para produtos e indústrias, como a farmacêutica, de construção e de cosméticos.

*De Suporte:
fornecem benefícios indiretos para aspessoas, como a formação dos solos e o crescimento das plantas, mas fundamentais para os outros serviços, por promover o equilíbrio dos ecossistemas.

*Culturais:
representados noturismo, nos esportes e no lazer, bens imateriais – recreativos, estéticos e até espirituais - são fornecidos pela floresta, em função de nossa ligação com elas.

Pagar para preservarPara que a floresta continue garantindo esses serviços e não vire apenas madeira e carvão, especialistas defendem uma remuneração especial para quem cuida dela:

“A formacomo a floresta é gerida é que determina a extensão dos serviços ambientais e como eles serão transformados em benefícios sociais, econômicos e ambientais. Boa parte dos custos e do trabalho demanejar e preservar a mata recai sobre poucos indivíduos ou entidades, enquanto os benefícios que ela traz são públicos e amplos para a sociedade. Por isso, é importante que quem atue pró-ativamente paramantes essas funções e benefícios seja remunerado. Um mecanismo de pagamento por serviços ambientais serve de incentivo a mplia os esforços de conservação e gestão sustentável das florestas.”...
tracking img