Petrobrás e descarte de materiais digitais

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 15 de março de 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIORDE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO–2° Período
Práticas Investigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia I

Estudo de Caso I - Petrobrás e descarte de materiais digitais

Carlos Eduardo Ferreira Fonseca
Fabiano Duarte Alves
Renan Claro Pereira
Renan de Andrade Vaz
Sidnei Puzzine Carvalho
Suelen de Assis DulfesRio de Janeiro, Março de 2009.
Problema 2:
Como administrar esse descarte ou reuso?

Hipótese:
• É possível administrar o volume de lixo eletrônico produzido por habitante?
• Todo lixo eletrônico descartado pode ser reutilizado?

Palavras-chave:
Consumismo, Descarte, Reuso, Reciclagem.

Desenvolvimento:
Ao longo de toda a sua existência, a sociedade humana sempre se preocupou emproduzir os itens que necessitavam para seu bem estar, desde as primeiras ferramentas de pedra lascada na pré-história, para facilitar sua sobrevivência, até o uso do silício e das fibras em período mais recente, o que lhe permitiu através do aperfeiçoamento de seus instrumentos de trabalho (que é fruto de seu desenvolvimento tecnológico), um maior poder sobre a natureza e dos meios detransformá-la segundo sua necessidade.
De inicio toda a produção era feita por artesão, para consumo próprio e escambo, em casa as técnicas eram ensinadas de pai para filho. Com o advento das revoluções industriais, inclusão de maquinas nos processos produtivos, linha de produção em série e contratação de mão de obra assalariada, o mercado mundial foi inundado de produtos, que podendo ser vendidos a um preçomais baixo, devido ao baixo custo oriundo da produção em larga escala, acabou por dar origem ao consumismo.
Entendemos o consumismo como um ato de comprar produtos ou contratar serviços sem necessidade ou consciência, na maioria das vezes é uma ação compulsiva e descontrolada originada na influência das campanhas de marketing. É também uma característica do capitalismo e da sociedade modernamuitas vezes rotulada como “a sociedade de consumo”.
Além das conseqüências ruins ao consumista (alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos), o meio ambiente também é prejudicado, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a geração de uma grande quantidade de material para descarte.
Já se vêem iniciativas admiráveis na coleta e tratamento do lixodoméstico, revelando a crescente preocupação com a sobrevivência do planeta e dos que nele habitam. Com o Lixo Eletrônico, temos de ter a mesma consciência, pois segundo a ONU cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano no mundo inteiro seja por estarem ultrapassados, defeituosos, ou simplesmente por não adotarem a estética ou modismo do momento, todos estes aparelhos tem em suacomposição materiais tóxicos tais como cádmio, chumbo, cobre, mercúrio e fósforo entre outros, que se forem descartados de forma leviana poriam em risco a saúde não apenas das populações próximas como a de todo o planeta.
O processo mais comumente observado é o acumulo de produtos no fundo de armários e a ação de “catadores” que recolhem as partes de valor comercial e descartam o resto no lixocomum, o que pode acarretar no vazamento dos materiais acima mencionados contaminando o ar e os lençóis freáticos, responsáveis por grande parte da água consumida nos grandes centros urbanos. Por conseqüência, o descarte inteligente se faz tão (ou até mesmo mais) importante que a própria compra do equipamento, este descarte inteligente engloba a compreensão da maneira correta de se desfazer dosequipamentos, evitando que eles simplesmente sejam depositados em aterros sanitários comuns. As alternativas mais comuns estão no reuso (seja por doação ou redistribuição de funções) ou reciclagem de seus componentes.
O Reuso é o ato de utilizar um produto ou equipamento mais de uma vez, independente se o produto será utilizado na mesma função ou não. Para uma administração eficiente deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descartes digitais
  • Descarte de Materiais
  • Resumo de descartes de materiais
  • Descarte e manuseio de material de laboratório
  • Descarte de material biológico
  • O descarte ecologicamente correto de materiais de informática
  • Política de descarte de materiais da empresa arcoverde
  • Resíduo urbano, descarte e reciclagem de materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!