Petróleo

Páginas: 17 (4091 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
1. Introdução

As Relações Humanas são um grande desafio para as organizações. Por estarem, no campo teórico e não no pragmático, as empresas, independente de porte ou segmento, encontram dificuldades para adquirir o aporte de conhecimento que conduza os níveis do alto e médio escalão a relacionarem-se de forma eficaz e harmoniosa com suas equipes. Segundo Stevens;

Ao longo dos anos tive aoportunidade de ver em ação algumas das mentes mais privilegiadas do meio empresarial, altos executivos, “especuladores corporativos”, financistas e empreendedores_ e trabalhei com eles em sua busca de maior crescimento, lucratividade e maior valor acionário mediante inovação, domínio de mercado e excelência operacional. Inúmeras vezes, a capacidade dessas pessoas de focalizar o poder intelectualbruto em questões da realidade e transformar essas informações em estratégias e táticas altamente eficazes, deixou-me impressionado. Essas pessoas muitas vezes são capazes de ter sucesso dentro de um conjunto de circunstâncias que parecem insustentáveis e irreconciliáveis. Mas, em outras ocasiões, elas não correspondem incapazes de atingir suas metas a despeito dos enormes investimentos em tempo,capital e pessoas. Por falta de conhecimento, experiência, ou visão, elas simplesmente não alcançam o sucesso em situações em que uma estratégia melhor ou um conhecimento mais aprofundado teria sido vitorioso. (2002, p.25)

Algumas classes defendem que seus profissionais tenham sua formação acadêmica focalizada na destreza lógica e nas ciências exatas, bem visíveis nas Engenharias, Arquitetura,Sistemas de informação, etc. Não obstante, na complexidade de seu ambiente de trabalho e suas responsabilidades, os profissionais, frequentemente, não conseguem maximizar o potencial de suas equipes, consequentemente apresentando resultados abaixo da expectativa. Segundo James F. Lincoln (2002, p.85) “para um gerente compreender o verdadeiro problema do gerenciamento, por um momento, ele deveriareceber o mesmo tratamento de um horista, os mesmos salários, seguridade, perspectiva e dignidade”.
Essas observações me levaram a refletir sobre as seguintes questões: quais os fatores que impactam o desenvolvimento de profissionais de Engenharia como gestores de seres humanos? Como as instituições de ensino superior, sociedade e mercado podem colaborar para uma mudança, não apenas ideológica, masprática?
Atualmente, em muitas instituições de ensino, as cadeiras das ciências exatas atuam como foco em sistemas de controle, gestão de custos e qualidade de produtos e serviços. O que remeterá seus futuros profissionais a deficiências na gestão de suas equipes. Após participar do Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School Levy (APUD. STEVENS, 2001, p.68), diretor da SafeguardsTechnologies, chegou à seguinte conclusão: “Fechei as portas às valiosas contribuições que eu poderia receber dos outros. Agindo como um ditador, fracassei em construir, estimular e alavancar a força de trabalho em equipe”.
Trabalho em equipe é essencial para que as organizações sobrevivam. Tanto o mercado como o mundo necessita de profissionais que não apenas gerenciem processos e finanças, mas quedesenvolvam e conquistem o seu time.

1.1. OBJETIVOS

1.1.1. Objetivo Geral
* Evidenciar a deficiência que a formação em Engenharia apresenta no que tange a Gestão de Pessoas.
* Motivar acadêmicos e profissionais de Engenharia de produção a tornarem-se referências de liderança em suas áreas de atuação.

1.1.2. Objetivo Específico
* Conscientizar os futuros profissionais emEngenharia sobre a importância da Gestão de Pessoas.
* Levantar pontos de melhoria na formação do Engenheiro de Produção.
* Fomentar a idéia de que, independente do Know-how, somos eternos estagiários;
* Propor uma simbiose entre “números e pessoas”.
* Substanciar as vantagens obtidas quando uma equipe vê em seu chefe um verdadeiro líder.

1.2. JUSTIFICATIVA

A partir da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!