Petróleo e gás natural

Páginas: 29 (7004 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não-renovável.
O gásnatural é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época.Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
Caracteristicas
Definição
Pela lei número 9.478/97 (Lei do Petróleo), o gás natural "é a porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório, e que permanece no estado gasosoem CNTP (condições normais de temperatura e pressão)"
Composição
A composição do gás natural pode variar muito, dependendo de fatores relativos ao reservatório, processo de produção, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gás natural apresenta teor de metano superiores a 70% de sua composição, densidade menor que 1 e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000kcal/m3, dependendo dos teores de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrogênio e gás carbônico). No Brasil a especificação do gás natural para comercialização e transporte está estabelecida pela Resolução Nº 16 de 17 de junho de 2008[1] da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, o gás natural comercializado deve estar de acordo com assequintes especificações:
* Poder Calorifico Superior → 35.000 a 43.000 kJ/m³
* Índice de Wobbe → 46.500 a 53.500 kJ/m³
* Número de metano, mínimo → 65
* Metano, mínimo → 85,0 % mol.
* Etano, máximo → 12,0 % mol.
* Propano, máximo → 6,0 % mol.
* C4+, máximo → 3,0 % mol.
* Oxigênio, máximo → 0,5 % mol.
* Inertes (N2 + CO2), máximo → 6,0 % mol.
* CO2, máximo→ 3,0 % mol.
* Enxofre Total, máximo → 70 mg/m³
* H2S, máximo → 10 mg/m³
* Ponto de orvalho de água, máximo → -45 °C @ 1 atm
* Ponto de orvalho de hidrocarbonetos, máximo → 0 °C @ 1 atm
[editar] Riqueza
Conjunto de componentes do gás natural mais pesados que o etano (Fração C3+). Se o teor de pesados for superior a 8,0% o gás é considerado rico, se for menor que 6,0% o gás éconsiderado pobre, se o teor estiver entre 6,0 e 8,0% o gás é considerdo de riqueza mediana. A riqueza é um parâmetro importante na seleção da via tecnologica a ser utilizada no processamento do gás.
[editar] História do Gás Natural
O gás natural é conhecido pela humanidade desde os tempos da antiguidade. Em lugares onde o gás mineral era expelido naturalmente para a superfície, povos da antiguidadecomo Persas, Babilônicos e Gregos construiram templos onde mantinham aceso o "fogo eterno".
Um dos primeiros registros históricos de uso econômico ou socialmente aproveitável do gás natural, aparece na China, nos séculos XVIII e XIX. Os chineses utilizaram locais de escape de gás natural mineral para construir auto-fornos destinados à cerâmica e metalurgia de forma ainda rudimentar.
O gás naturalpassou a ser utilizado em maior escala na Europa no final do século XIX, com a invenção do queimador Bunsen, em 1885, que misturava ar com gás natural e com a construção de um gasoduto à prova de vazamentos, em 1890.
Porém as técnicas de construção de gasodutos eram incipientes, não havendo transporte de grandes volumes a longas distâncias, conseqüentemente, era pequena a participação do gás...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo e gás natural
  • Petroleo, gás natural e Derivados
  • Extração petróleo e gás natural
  • Petróleo e gás natural
  • Gas natural e petróleo
  • Petroleo Bruto e Gas Natural
  • Petróleo e gás natural
  • petroleo e gas natural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!