Petróleo refino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS

ANDRÉ LUIZ SILVA
DIOGO ARAÚJO BRIGIDO
JOSÉ CARLOS FARIAS
PAULO LUIZ PINTO
VINICIUS COELHO FIALHO

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO REFINO E A INDÚSTRIA PETROQUÍMICA NA OBTENÇÃO DE COMBUSTÍVEIS E MATERIAS PRIMAS PETROQUÍMICAS.

RIO DE JANEIRO – CAPITAL
2013

1. A Importância da Integração Refino-Petroquímica
A indústriapetroquímica trabalha com derivados do petróleo ou gás natural. Estes produtos químicos são tipicamente extraídos durante o processo de refinação do petróleo bruto e de gases que são destilados, podendo ser utilizados numa grande variedade de maneiras. A expansão desse tipo de indústria ocorreu no século 20 e levou a uma proliferação de produtos que são originados por componentes petroquímicos o que,desde então, está constantemente em ascensão de forma que os cientistas desenvolvem novos produtos e novos usos para esses produtos. Os estágios para ageração petroquímica se divide em três estágios:
1. Indústria de 1ª geração – petroquímica bácisa: responsável pela produção se insumos como eteno, propeno e buteno;
2. Indústria de 2ª geração: responsável pela transformação dos produtosbásicos, através de processos de purificação e adição de outros materiais, em produtos petroquímicos finais, como polipropileno, polivinicloreto, poliester, tec.
3. Indústria de 3ª geração: ondeo os produtos da indústria de 2ª geração são modificados fisicamente ou quimicamente dando origem a produtos de consumo.
Alguns dos produtos petroquímicos primários obtidos no processo de refinação incluemtolueno, benzeno e propileno. Estes produtos químicos primários podem ser aperfeiçoados em produtos intermédios ou derivados que são utilizados na fabricação de produtos de utilização final. A maioria dos produtos petroquímicos são hidrocarbonetos, pela elevada concentração de hidrogênio e carbono no petróleo bruto.
Uma enorme variedade de produtos é feito através de matérias primas petroquímicascomo plásticos, sabonetes, produtos farmacêuticos, fertilizantes, pesticidas, detergentes, pisos, solventes e epóxi. Fibras sintéticas, borracha e outros materiais também são fabricados a partir de produtos petroquímicos.
Outra questão importante é a praticidade das refinarias em poder ajustar sua produção primária com o objetivo de satisfazer as necessidades do mercado. Como exemplo o óleobruto, quando refinado, pode ser tratado com a destilação fracionada, em que é aquecida para separar os vários componentes para utilização, ou pode ser em "cracking" com um catalisador que rompe as cadeias de hidrocarbonetos para criar produtos específicos. Essa praticidade garante que a demanda de alguns produtos seja saciada de forma rápida, garantindo alto rendimento na venda.
A refinariapetroquímica tem como foco a produção direta de petroquímicos básicos, mas também produz outros destilados. Afinal, devido às características do petróleo e as tecnologias de refino existentes, é impossível direcionar o perfil de produção para somente um determinado tipo de derivado. As refinarias petroquímicas também podem atuar de maneira integrada a um complexo industrial petroquímico de segunda eterceira gerações, maximizando as sinergias existentes entre as atividades de refino e petroquímica.
A constituição de uma refinaria petroquímica é a inovação do processo petroquímico que contribui para a integração refino petroquímica. Como explicitado anteriormente, a refinaria petroquímica, diferentemente de uma refinaria tradicional (voltada primordialmente para a produção de combustíveis), temcomo foco a produção direta de petroquímicos básicos, somando as atividades da 1ª geração petroquímica ao refino. Assim, ao invés de comercializar nafta para as centrais petroquímicas, esta refinaria é capaz de vender petroquímicos básicos para a segunda geração da cadeia produtiva petroquímica. Entretanto, a refinaria petroquímica também produz outros tipos de derivados, visto que o refino de...
tracking img