#PeterPan: Os adultos que nunca cresceram, e as crianças que nunca tiveram infância.

2197 palavras 9 páginas
#PeterPan: Os adultos que nunca cresceram, e as crianças que nunca tiveram infância.

Pedro Henrique F. de Carvalho Gomes
04/12/13

RESUMO
Este artigo fala sobre Adolescência, mais precisamente sobre a forma de cultura adolescente, seu surgimento e suas influencias em nossa sociedade, em crianças, adultos e jovens e como são afetados por este fenômeno. Ser adolescente é equivalente a ser jovem? Você pode ser jovem sem ser adolescente? Essas e outras questões serão levantadas neste artigo, então a partir de agora, reservemos esse tempo para refletir sobre esse assunto, e principalmente para escutar de forma mais sensível o Holden Calfilde que habita em cada um de nós. Mesmo sendo um psicólogo em formação, tentei trazer o mínimo dos termos técnicos e das teorias em sua forma mais crua, acredito que assim esse material possa ser partilhado por profissionais de outras áreas do saber, e também por aqueles mais leigos nas ciências humanas, mas que tem um gosto peculiar por assuntos dessa ordem. Para todos vocês desejo uma excelente leitura.
Palavras-chaves: Adolescência, Adolescente, adulto, Criança, Cultura, Modernidade, Pós-ModernidadeINTRODUÇÃO
A ideia deste artigo é levar o leitor a um novo ponto de vista sobre o desenvolvimento humano, mas especificamente sobre a adolescência, sobre a sua supervalorização e como essa fase da vida se transformou no ideal de toda uma sociedade ocidental. Não importa se você é homem ou mulher, criança, jovem, adulto ou idoso, você precisa comprar a ideia da adolescência. A adolescência antes de um período é uma forma de cultura, um estilo de vida cool, que tem como símbolo máximo a puberdade que vai de mais ou menos dos 12 anos aos 21.
Ser jovem está na moda, é o novo ideal, mas será que sempre foi assim? Ou já houveram outras fases da vida que representaram esse mesmo papel, será que de tempos em tempos elegemos em nossa cultura uma determinada fase como a melhor de todas, uma referencia para as demais fases?

Relacionados

  • Fadas no Divã
    246176 palavras | 985 páginas